Turismo responde por 6% dos empregos no Brasil

[Por FBHA, 29/09/2011]
O presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, esteve presente no lançamento da V Semana de Turismo no Congresso Nacional na última terça-feira (27), e apresentou alguns números positivos para demonstrar a importância socioeconômica do setor.
“As atividades turísticas foram responsáveis por 5,9 milhões de postos de trabalho formais no ano de 2007, o que equivale a 6,2% do total da economia brasileira e a 10,1% do setor de serviços; o setor de alimentação destacou-se com 2,9 milhões de empregos (50% do total); e os serviços de alojamento foram responsáveis por 350 mil empregos”, informou.
Entre 2003 e 2007, a elevação nos postos de trabalho foi de cerca de 10%, acompanhando o resultado da economia brasileira, que registrou, no mesmo período, aumento de 12% no nível de emprego.
Sampaio chamou atenção para a importância do turismo na geração de empregos. “O turismo é responsável por 6% a 8% do total de postos de trabalho no mundo e, para isso, demanda um investimento menor do que em outras atividades econômicas.”
Ressaltou ainda a importância para a capacitação de trabalhadores do setor, inclusive para atender a demanda que virá com a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. “Aceitamos os convites feitos pelo governo, para trabalhar em parceira na formação de profissionais pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).”
Homenagem ao Dia do Turismólogo
Durante o evento de lançamento da V Semana de Turismo, a presidente da Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo (ABBTUR), Tânia Omena, entregou a Alexandre Sampaio uma placa em alusão ao dia do Bacharel em Turismo. “Ofereço ao SENAC e ao presidente da CNC, essa placa em comemoração aos 40 anos do reconhecimento da profissão do turismólogo no País.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *