Ministério do Turismo apresenta SBClass no Acre
[Por Ministério do Turismo, 19/09/2011]
“O Acre tem muito a acrescentar ao turismo no Brasil.” Assim, de forma taxativa, a secretária de Turismo do Acre, Ilmara Lima, fala sobre seu estado. Defensora ferrenha da inclusão dele entre os roteiros turísticos do Brasil, a secretária apresenta os pontos positivos do turismo na região Norte do país: “Queremos ser reconhecidos pelo turismo diferenciado, que oferece atrativos de floresta, de aventura e principalmente étnicos e místicos”, lista Ilmara.
Sua fala encerrou na sexta-feira (16) o 11º Seminário de Promoção Internacional do Turismo do Brasil, realizado em Rio Branco, que reuniu representantes do Ministério do Turismo (MTur), da Embratur, do governo local e do setor de turismo da região. Entre as palestras realizadas, a que destacou o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de hospedagem (SBClass) e o Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) foi a mais disputada.
Segundo Luiz Valentim Rossi, da Coordenação-Geral de Serviços Turísticos do MTur, o SBClass será uma referência importante para a venda de pacotes turísticos para a Copa do Mundo de Futebol Fifa 2014 e para as Olimpíadas, no Rio de Janeiro, em 2016.
“Os turistas estrangeiros que pretendem vir ao Brasil para os grandes eventos buscam informações oficiais sobre os meios de hospedagem e sobre os prestadores de serviços turísticos. Afinal, compram o produto à distância, e querem estar certos de que estão pagando exatamente o que foi oferecido, para não terem surpresas quando desembarcarem por aqui”, explica Valentim.
Promoção e ordenamento – O SBClass foi construído a partir de estudos baseados em procedimentos utilizados em 24 países; a premissa para a classificação é a inscrição do prestador no Cadastur. O objetivo do sistema é promover o ordenamento e padronização da oferta turística no Brasil.
“Cadastrados e classificados, os prestadores de serviços turísticos terão acesso mais fácil e rápido à qualificação, financiamentos, oportunidades do mercado e visibilidade junto aos clientes. “A classificação hoteleira por estrelas é de concessão exclusiva pelo Ministério do Turismo; então, só quem está classificado pode anunciar sua hospedagem a partir das estrelas”, diz Valentim.
Para o presidente da Abav-AC, José Moraes, a Copa do Mundo de Futebol Fifa 2014 é uma oportunidade ímpar para promover a Rodovia Inter Oceânica Brasil-Peru-Chile. “O Acre será um destino estratégico para a Copa, por estar entre duas cidades-sede: Manaus e Cuiabá. É um destino cheio de novidades, que pensa na sustentabilidade da floresta amazônica, leva cidadania ao povo que antes vivia à margem do processo de desenvolvimento, promove a interação comunitária, percebe os povos da floresta como parte integrada ao processo de inclusão social”, avalia Moraes.
E o que depender da determinação e empolgação da secretária Ilmara Lima, o Acre despontará como pólo turístico de relevância no Brasil. “O Parque Nacional da Serra do Divisor abriga a maior biodiversidade do planeta; isso sim é turismo verde!”, analisa