HPI mostra Rio e São Paulo com hospedagem mais cara nos 4 estrelas
[Por BRASILTURIS JORNAL, 20/09/2011]
O Rio de Janeiro, sede das Olimpíadas de 2016 e da final da Copa 2014, é a cidade mais cara do mundo na categoria quatro estrelas segundo relatório do Hotéis.com São Paulo vem logo a seguir e depois está Nova York. Assim, o relatório mostra que os destinos atuais com tarifas mais altas são exatamente as duas principais cidades brasileiras.
De acordo com o índice HPI (sigla para Índice de Preços de Hotéis em inglês) do site de hospedagem Hoteis.com, com análise nos preços cobrados no primeiro semestre de 2011 – comparadois ao ano passado – , o Rio lidera o ranking, com diária média de R$ 523. O destino também é o mais custoso no Brasil em todas as classes de estrelas e o 9º mais caro na escala internacional, com turistas pagando, em média, R$ 328 por quarto.
Em segundo lugar na lista está São Paulo, que registrou o preço médio de R$ 501 no período. A capital paulista e principal centro de negócios do continente, também é a segunda brasileira mais cara para se hospedar nas demais categorias, com diária média de R$ 281. Já em comparação com destinos internacionais, São Paulo ficou na 21ª posição.
O terceiro destino mais caro no mesmo ranking é Nova York, com o valor de R$ 495, em média, para um quarto de hotel quatro estrelas. A chinesa Xangai foi a mais barata na categoria, com quartos por valor médio de R$ 167.
O índice HPI do Hoteis.com monitora os preços reais pagos por quarto em vez de se basear nos valores anunciados pelos hotéis. Trata-se de uma pesquisa regular de preços de estabelecimentos localizados nas principais cidades ao redor do mundo. Em seu oitavo ano, o HPI é reconhecido como o relatório mais preciso e utilizado como referência para a Imprensa, analistas, agentes de turismo e acadêmicos. O Hoteis.com é líder no mercado de reservas de hospedagem e oferece cerca de 140 mil opções de hospedagem, de todos os tipos. O website Hoteis.com apresenta mais de 2,5 milhões de resenhas de viajantes que comentam suas experiências nos hotéis em que se registraram, que servem como subsídio para que novos clientes possam embasar suas escolhas.