Braztoa lança anuário. Associados faturam R$ 7,5 bi
[Por PanRotas, 23/08/2011]
A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) lançou o seu primeiro anuário, que traz dados da atividade de 2010, chamado de Datatur.
A participação voluntária (e anônima – ou seja, não há especificação de números por empresa) contou com 62 operadoras, porém os índices são baseados nos 84 associados (por projeções). Hoje, a Braztoa conta com mais três empresas membros. “Os operadores tinham uma necessidade de ter dados mais consolidados. E encontramos um formato e um amadurecimento no turismo. Os números mostram a importância do setor econômico que representamos”, disse o presidente da Braztoa, Marco Ferraz.
Segundo o Datatur, as empresas faturaram R$ 7,5 bilhões em 2010, o que representa um crescimento de 22% em relação a 2009. A expectativa é de incremento de 15% para 2011.
“O ano está muito bom. Tivemos associados crescendo 50% neste primeiro semestre. No geral, a Braztoa cresceu 20% no primeiro trimestre de 2011, a meta era de 15%”, explicou Ferraz.
Ainda de acordo com o presidente, um dos fatores para o crescimento está na maturidade do setor, em que consumidores se antecipam. “Temos 50% dos pacotes do reveillon vendidos. Agora lançamos pacotes de fim de ano em maio. Provavelmente teremos empresas lançando no Encontro Braztoa – em setembro – pacotes para carnaval e julho. É uma oportunidade do cliente comprar pagando menos”, completa.
FATURAMENTO
Os destinos domésticos foram responsáveis por R$ 3,6 bi, transportando mais de três milhões de passageiros, com um tíquete médio de R$ 1.058. Já o emissivo internacional teve faturamento de R$ 3,7 bi, com mais de um milhão de paxs,com valor médio de R$ 2.683.
EMPRESAS
Dentre as 84 empresas associadas da Braztoa em 2010, 41% são de porte grande, 41% de porte médio, 10% pequeno e 8% de porte micro.
Cerca de 4,8 milhões passageiros embarcaram em viagens de operadoras Braztoa no ano passado.
Link para a íntegra do estudo