Pernambuco mostra fórmula artística para captação de eventos

[Por BRASILTURIS, 18/08/2011]
Os eventos fazem parte do dia-a-dia do turismo pernambucano e isto vem em seqüência auspiciosa nos últimos anos, muito graças ao trabalho desenvolvido pelo Recife Convention Bureau, um dos mais profissionais em atuação no Brasil, e que tem a convergência propícia de todo o trade local, além dos organismos oficiais como as secretarias do município e do estado.
O lançamento da quarta edição do ‘Seja um Anfitrião’ mostrou tudo isto e muito mais para indicar que a cultura dos eventos em Pernambuco já se transformou em arte. Reuniu convidados e gente do meio em vários setores para uma grande vernissage, expondo imagens da captação de eventos, teatralizando o trabalho que é efeito, colocando sons, música e dança para mostrar, dentro de um evento, como se trabalha o processo de captação. Uma diferente prestação de contas, também funcionando como chamamento profissional dentro da integração e interação que promove junto ao trade e serviços de Pernambuco.
No ano passado foram 102 eventos captados e realizados, trazendo 200 mil pessoas ao estado, gerando R$ 380 milhões e contribuindo para uma ocupação recorde na rede hoteleira pernambucana, que não soube o que era sazonalidade. Para 2011, a proposta é manter e superar as metas alcançadas, como revela a diretora-executiva Tatiane Menezes, afirmando que ‘trabalhar como um rastreador entre os mais importantes marketings de destino, faz com que tenhamos mercados linkados com o Convention e sua ação’, lembrando que o modelo deste programa teve por base um que foi criado pelo Vancouver Convention, no Canadá.
‘Os resultados correspondem. Tivemos 30 eventos a mais nas metas de 2010, e pretendemos repetir nesta temporada, no mínimo. Até porque, comemorando dez anos dia 1 de dezembro, temos um motivo especial’, diz a futura mamãe, aguardando a chegada de Gabriela para a próxima semana.
O presidente Paulo Menezes que fez as honras do Convention no belo local escolhido para o lançamento – a Arcádia do complexo Paço Alfândega, na região do Recife Antigo – salientou que, neste ano, houve uma mudança no formato, com toda as associações empresariais participando. ‘Incorporamos os organismos de eventos, hotéis associados e todos os segmentos que trabalham diretamente com este processo. O objetivo único foi fortalecer Pernambuco como destino de eventos”.
Peças promocionais, brindes e ações realizadas para mostrar como Pernambuco se candidata como sede para uma feira ou congresso deram a tônica do evento que saiu da área técnica, como no video ‘Recife Corporate’, trabalho de marketing da prefeitura, para a arte musical que tanto faz parte dos programas de encantamento. O Maestro Spock, em plena preparação para os shows que realizará em Nova York na próxima semana, comandou o show com sua banda e dançarinos em um passeio pelos ritmos pernambucanos. Depois do forró, baião e de muito frevo, tudo terminou em sorteios e ciranda.
Antonio Euryco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *