6 dicas para organizar eventos corporativos de sucesso
[Administradores, 19/02/2015]
Reuniões, congressos, workshops ou comemorações. Não importa a ocasião, um evento corporativo tem que marcar positivamente clientes e/ou funcionários.
Pensando nisso, exexutivos da Mali, produtora empresarial especialista no assunto, elaboraram um mini guia com 6 dicas para que o encontro promovido pela sua empresa renda bons frutos. Confira abaixo:
1. Diálogo do RH com participantes
É essencial que os envolvidos na organização do evento conheçam quem participará do encontro. “É preciso entender o público-alvo, idade, sexo, faixa salarial, e descobrir o que eles esperam da ocasião”, explica João Paulo Pitta, sócio da Mali ao lado de Mariana Moura e Danielle Rampazzo.
Do contrário, corre-se o risco de oferecer uma programação desinteressante, a exemplo de uma longa palestra para a geração Y.
2. Comissão democrática
O envolvimento de todas as áreas que se beneficiarão do evento é primordial. Para isso, o ideal é criar uma comissão com um representante de cada setor participante. Estas pessoas podem trazer sugestões e falar das suas expectativas – além de se sentirem incluídas no processo de planejamento. Nesse momento, é papel dos produtores orientar a discussão, rejeitar e aceitar ideias.
3. Transformar o evento em experiência
Aulas de circo, a criação de uma escola de samba e até hipnose coletiva – todas são formas inovadoras da Mali realizar eventos corporativos. “Ao transformar o encontro em um momento lúdico, a equipe fica mais unida e aumenta o engajamento com a empresa”, conta Mariana. Para ela, a prática desperta sentimentos novos e é capaz de mudar hábitos.
4. Oportunidade para encontros
Uma das partes mais interessantes dos eventos corporativos é permitir o encontro de colegas que não se conhecem pessoalmente. Por isso, é importante dedicar uma parte da programação para este fim – especialmente para que representantes ou funcionários de outros estados possam ser apresentados a seus superiores. “O colaborador se sente reconhecido”, diz JP.
5. Atrelar tecnologia
Inovações tecnológicas são aliadas na hora de pensar o evento corporativo. Apps específicos criados para a ocasião, por exemplo, ajudam a manter todos informados sobre a programação e permitem colher dados sobre os participantes – como medidas para confecções de roupas, restrições alimentares, etc. -, além de serem úteis para compartilhar fotos do encontro. Esses recursos também mostram que a empresa está preparada para o futuro.
6. Dando continuidade
Os objetivos e temas debatidos no evento não podem ser esquecidos para que sejam, de fato, alcançados. “Para garantir a eficiência de um encontro ou workshop é necessário, por exemplo, planejar como os colaboradores aplicarão o que foi discutido no dia a dia na empresa”, afirma Mariana.
JP complementa: “Isso entra no orçamento planejado: ele tem que ser estimado não só para o dia do evento, mas para tudo que ele envolve, tanto antes quanto depois”.