Vai Turismo inicia mobilização para entrega de recomendações de políticas públicas aos candidatos de Estados e DF
Na última quarta-feira (10/08), a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) sediou o evento de regionalização do movimento Vai Turismo – Rumo ao Futuro. O encontro marcou o início da mobilização para a entrega das propostas e recomendações de políticas públicas para os candidatos aos governos dos 26 Estados e do Distrito Federal.
O presidente da CNC, José Roberto Tadros, destacou a relevância de ações específicas para elevar os números do setor, que, apesar do avanço, ainda estão abaixo de países com condições econômicas equivalentes. “Temos um mercado doméstico de turismo invejável, com pelo menos 30 milhões de brasileiros que viajam com frequência, mas é possível progredir, criar mais empregos no País, promover melhorias sociais e econômicas e proteger o meio ambiente. Para isso, o turismo precisa de políticas públicas efetivas e estruturantes que possam aumentar a competitividade e consolidar o setor”, afirma Tadros.
Nesse sentido, Alexandre Sampaio, diretor da CNC, responsável pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), reforçou que não cabe mais falar em turismo como uma atividade potencial. “É uma realidade, e a rota está sinalizada com a entrega, em mãos, do documento de propostas e recomendações de políticas públicas de turismo para os candidatos e candidatas à Presidência da República e aos governos estaduais”, pontua. Conforme Sampaio, “cabe aos candidatos aproveitar a mobilização e o apoio de tantas instituições, assumir o compromisso em seus planos de governo e, quando eleitos, implementar as ações”.
O dia 10 marcou o início da entrega das propostas, pelas Fecomércios, a cada um dos postulantes aos respectivos governos estaduais. Os 27 documentos de recomendações estarão disponíveis no site https://vaiturismo.com.br/, em que já consta o documento nacional apresentado aos candidatos à Presidência da República.
Propostas
Para a elaboração das propostas, o movimento Vai Turismo realizou, em 2021 e 2022, mais de 100 encontros técnicos, entre reuniões e workshops, e reuniu cerca de 300 organizações signatárias. Foram desenvolvidos um comparativo entre projetos nacionais e internacionais, pesquisas de percepção e 27 diagnósticos das unidades federativas com base na metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes.
Com base na relatoria e na sistematização dos temas em cada estado, os tópicos em comum transformaram-se em demandas regionais, e as prioridades regionais se consolidaram na agenda nacional.
Nos meses de junho e julho, o documento nacional foi entregue aos pré-candidatos a presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, Simone Tebet e Luiz Inácio Lula da Silva, e a vice-presidente, Geraldo Alckmin, junto com a Agenda Institucional do Sistema Comércio.
O encontro aconteceu no auditório da sede da CNC, co Centro do Rio.
Números do setor
O setor de turismo é responsável por gerar cerca de três milhões de empregos diretos e formais. Durante a pandemia, houve perda de mais de 500 mil postos de trabalho e, até maio junho ano, 365 mil vagas já foram recuperadas. A expectativa da CNC para o crescimento anual do setor é de 3,5%. Atualmente, o mercado doméstico de turismo contempla aproximadamente 30 milhões de brasileiros que viajam com frequência.
Fonte: Gente de Opinião