Lançado oficialmente em Porto Alegre o FESTURIS Gramado 2016
A 28² edição do FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo foi lançada oficialmente em Gramado. O evento com a feira de negócios turísticos e oportunidades para networking será na Serra Gaúcha de 3 a 6 de novembro.
Em coletiva de imprensa, realizada no Hotel Laghetto Viverone Moinhos, os diretores da feira de negócios turísticos, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi, além do prefeito de Gramado, Nestor Tissot, do presidente da ABAV- RS João Machado e Abdon Barretto Filho, diretor de Turismo da Secretaria Estadual do Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, apresentaram a feira e suas novidades.
“O FESTURIS é hoje a grande plataforma de negócios turísticos para a América Latina. Trabalhamos muito este mercado observando as tendências. Não somos apenas indutores de negócio, mas nos sentimos na obrigação de levar conceitos, e trabalhamos com os segmentos turísticos. Focamos na geração de negócios, conhecimento, investimento na feira, congresso, salas de capacitações. Isso nos tornou diferentes da outras feiras”, destacou Marta Rossi.
O diretor Marcus Vinícius Rossi apresentou os números de 2015 destacando os mais de 14 mil visitantes, 2.500 marcas e impacto econômico de 212 milhões de reais em geração de negócios. Segundo ele, “o FESTURIS vem se internacionalizando e hoje temos destinos de continentes distantes como África do Sul, por exemplo. É importante salientar que a inovação e o entendimento de como o mercado em geral se comporta, faz com que o FESTURIS e Gramado tenham uma proporção muito grande para o mercado nacional e internacional do Turismo.”
Já o diretor Eduardo Zorzanello destacou que “mesmo com o ano de recessão, nós redobramos esforços para buscar investimentos e trazer os parceiros e expositores, vendendo a feira de Turismo e Gramado no exterior em muitas viagens ao longo do ano. Isso é importante para termos competitividade e representatividade para sair de nossas fronteiras e buscar o mercado internacional.”
Eduardo apresentou ainda o Espaço Luxury, a novidade da feira neste ano, que é formatada nos moldes de feiras da Europa e que terá expositores como Barbados, Saint Andrews, Turks aind Kaikos, Air Tahiti Nui, Mercatur Premium, Thaiti Tourisme, Seychelles e La Hacienda.
FESTURIS Gramado
Este ano o evento terá sua 28ª edição. A feira ocupa 22 mil metros quadrados e está dividida em espaços como LGBT, Acessibilidade, Luxury (novidade 2016), Entretenimento, Destinos Gastronômicos, Enoturismo, Cultural e Religioso, Tecnologia, Mice, Sustentabilidade e Turismo Verde, Salas de Capacitações (Programação de oficinas, workshops, e palestras de forma ininterrupta). Serão 2000 marcas expostas em mais de 400 estandes para um público de mais de 14 mil profissionais vindos de todos os continentes.
Esta segmentação impulsiona a capacitação, promoção, divulgação e a comercialização das marcas participantes. Neste modelo, aproxima-se os expositores dos principais players de seu nicho sem perder a chance de contato com buyers em potencial de outros segmentos.
Assim, a geração de negócios é fomentada dentro da feira, resultando em um impacto econômico de R$ 212 milhões na última edição, segundo o Observatório de Turismo da Universidade Federal Fluminense (RJ).
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.festurisgramado.com. Agentes de viagens e imprensa tem inscrições free.
Confira alguns destinos e marcas já confirmados:
Espaço Luxury: Saint Andrews, Turks aind Kaikos, Air Tahiti Nui, Mercatur Premium, Thaiti Tourisme, Seychelles e La Hacienda.
Destinos nacionais confirmados: Aparecida, Alagoas, Gramado, Maranhão, Rio Grande do Sul, Ilhabela, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Foz do Iguaçu, Paraná, Circuito das Frutas, São Miguel das Missões, Associação dos Municípios das Missões, Praia Grande (SC), Nova Petrópolis, Porto Alegre, São Paulo, Governador Celso Ramos, Santos, Igreja São Pedro Gramado.
Destinos internacionais confirmados: Seychelles, Aruba, Águeda, Indonésia, África do Sul, Argentina, Aruba, Caminhos de Santiago de Compostela, Cuba, Comissão Europeia de Turismo, Dinamarca, Dubai, Espanha, EUA, Egito, França, Israel, México, Uruguai, Noruega, Suíça, República Dominicana, Turks and Caicos, Peru, Toronto, Fort Lauderdale, Asociación de Turismo Enológico do Uruguay, Las Vegas, Miami.
Marcas e entidades confirmadas: Aviesp, Café 35, Chocolates Planalto, Confederação Nacional do Comércio(CNC), Itaipu Binacional, GVA, Rota Cervejeira, Santho Aroma, Visit Orlando, Castelli, Villa Sergio Bertti, Beto Carrero World, Alpen Park, Florybal, Snowland, ABRAT GLS, Brocker Turismo, Sindetur RS, Associação Consular, ABIH, Redetur,Transportadora Planalto, Associação de Resorts, ABEOC Brasil, Projeto Brasil Central Sebrae, Ministério do Turismo, Santur, Flytur, Museu do Festival de Cinema, Vento Sul, ABAV, Skyteam, MGM, Giordani, Personal, FRT Operadora, Travelport, Prime Consolidadora, Bedsonline, Abreu, Unidas, Rota Sul, UTL, Trip4U.
Redes hoteleiras confirmadas: Costa Verde Mar, Termas de Jurema, Rede Vila Galé, Rede Harbor de Hotéis, Rede Laghetto de Hotéis, Rio Quente Resorts, Kurotel, Saint Andrews, Grande Hotel Canela, GJP, Costão do Santinho, Rede Meliá, Laje de Pedra, Hotel Pampas.
Cias aéreas confirmadas: Avianca, Air Europe, LATAM, Azul, United, TAP, South Africa, GOL, Aeromexic, Emirates e Royal Air Maroc, Delta, Air France, KLM e Air Tahiti Nui.
Foto: Ianaê Machado/FESTURIS