Brasil é destaque em turismo de negócios na Imex América

[Por Portal Brasil, 14/10/2015]
A 5ª edição da IMEX América, uma das maiores feiras internacionais voltada para turismo de negócios e eventos, será realizada entre os dias 13 e 15 de outubro, em Las Vegas, e contará com a participação de 32 expositores enviados pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo)
O evento, em que compradores e formadores de opinião de todo mundo se encontram para negociar eventos, viagens de incentivo, reuniões e convenções, espera receber cerca de 11 mil pessoas entre visitantes e representantes do segmento MICE (Meetings, Incentives, Congress & Events), baseada exclusivamente em pré-agendamentos,
“Estamos intensificando nosso trabalho em busca de aumentar a competitividade do Brasil no cenário mundial, não somente para manter o País entre os Top 10 na lista da ICCA (International Congress & Convention Association), mas também para aumentar o número de eventos internacionais que realizamos e o número de cidades brasileiras habilitadas para recebê-los”, destacou o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, que estará presente na feira.
“O expositor tem a oportunidade de apresentar seus produtos, realizar networking e garantir a realização de uma agenda com compradores de alto nível”, destacou Lummertz. Segundo ele, o encontro é uma ótima oportunidade para apresentar os destinos, a infraestrutura e a expertise brasileira na realização de eventos, além de um bom momento para trocar experiências e informações com outros países e observar as novas tendências do segmento.
Outra novidade desta edição será a realização da IMEX Run, uma corrida pelas ruas de cidade Las Vegas. A minimaratona contará com a participação de mais de 300 participantes. Realizada em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, da Rio Convention & Visitors Bureau e pela Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (RIOTUR), a corrida, marcada para o segundo dia do evento, tem como objetivo promover o destino Rio de Janeiro, que sediará os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016.
Destaque
O Brasil tem obtido posição de relevância na realização de eventos internacionais associativos, com colocação entre os dez primeiros países no mundo que mais sediam esses eventos com rotatividade internacional, sendo o único da América Latina nessa condição, segundo a ICCA. No mais recente ranking, de 2014, o Brasil possui 291 eventos internacionais distribuídos entre 61 cidades brasileiras.
De acordo com pesquisa de perfil e impacto econômico do turista internacional de eventos, realizada pela Embratur/FGV em 2014, junto a visitantes internacionais que participavam de eventos internacionais no Brasil, identificou-se que o turista desse segmento apresenta um gasto médio diário de U$$ 329,39, uma estimativa maior que a do turista de lazer, que é de aproximadamente, US$ 73,77 por dia.