Aéreas brasileiras iniciam 2015 com altas expressivas nos mercados doméstico e internacional

[BrasilTurisJornal. 26/02/2015]
A demanda consolidada por transporte doméstico registrada pelas companhias integrantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) – Avianca, Azul, GOL e TAM – avançou 9,2% em janeiro de 2015 sobre o mesmo mês do ano passado.
A oferta foi ampliada pelo quinto mês consecutivo para atender ao aumento da procura e avançou 4,1%.
Como resultado dessa expansão equilibrada, o fator de aproveitamento dos voos no mês foi de 84,6%, quase quatro pontos percentuais acima de janeiro de 2014.
O desempenho é um recorde histórico para o mês e comparável aos índices registrados durante a alta temporada do mercado norte-americano, referência na aviação mundial.
“Os números que vemos agora são a continuidade do que já se verificava no último trimestre de 2014. As companhias ampliaram seus esforços de vendas no período e os consumidores responderam positivamente.
Parte das reservas que já estavam feitas foram para os voos realizados agora em janeiro, reforçando os resultados de um mês tradicionalmente forte”, disse o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz.
“Os números, em especial o fator de aproveitamento, atestam a importância atingida pela aviação na matriz nacional de transporte e mostram o nível de eficiência que as empresas têm imprimido às suas operações.
Mas não perdemos de vista que no cenário econômico atual, passada a alta temporada, os próximos meses nos reservam um desafio para manter bons níveis de atividade”, ressaltou o presidente.
O número total de passageiros transportados nos voos domésticos ficou próximo de 9,7 milhões, em alta de 12,5% sobre janeiro de 2014.
Hipóteses para esse desempenho seriam uma possível transferência de viagens de lazer que deveriam ter acontecido no meio do ano passado e que podem ter sido reprogramadas pelo receio de aeroportos cheios durante a Copa do Mundo, além da valorização do dólar ante o real, o que pode ter estimulado mais viagens internas.
No mercado internacional, os resultados do primeiro mês de 2015 são ainda mais expressivos. Com as quatro companhias aéreas associadas realizando operações regulares nesse segmento, a demanda registrou uma expansão de 32,9% sobre janeiro de 2014.
A oferta internacional foi igualmente ampliada (já são sete meses consecutivos de expansão) e avançou 26,4%.
Como resultado da diferença de ritmos de evolução entre oferta e demanda, o fator de aproveitamento, assim como no mercado doméstico, atingiu patamar muito positivo de 84,8% (alta de 4,1 pontos percentuais).
O total de passageiros transportados nos voos internacionais cresceu em linha com as demais estatísticas. Foram 703,6 mil passageiros transportados pelas quatro empresas no mês, 28% a mais do que em janeiro de 2015.
Informações: www.abear.com.br