Embratur divulga Brasil como destino turístico LGBT na Espanha

[Jornal de Turismo, 05/12/2015]
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) mostra aos espanhóis os atrativos turísticos brasileiros do segmento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Transgêneros e Travestis) em encontro com agentes de turismo e jornalistas na Espanha.
A iniciativa chamada de “¡Trae Tus Colores!”, aconteceu em Madri e Valência e conta com a presença de cerca de 90 pessoas. As ações tiveram início dia 16 de dezembro e ocorreram em dias intercalados.
“Esse é mais um passo importante para fortalecer o Brasil dentro do turismo LGBT e elevar sua participação em um dos mais relevantes segmentos de mercado de viagens no mundo”, explicou o presidente da Embratur, Vicente Neto.
“É importante parcerias que se preocupem com o bem receber desses turistas e com uma política estabelecida para o público LGBT que vem crescendo a cada ano”, completou.
O “¡Trae Tus Colores!” tem como objetivo divulgar ao mercado LGBT espanhol os atrativos de três destinos brasileiros: Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG). Brasília está levando a arquitetura, o turismo cívico e a parada do Orgulho LGBTs, o maior ato de direitos humanos da região.
Já Belo Horizonte será mostrada como cidade moderna, com várias opções para visitas, tais como o Circuito Cultural Praça da Liberdade (com 12 espaços artísticos) e terceira cidade brasileira com mais estabelecimentos voltados ao segmento LGBT.
O Rio de Janeiro é vencedor de muitas pesquisas no segmento, aparece como um dos destinos mais desejados. Será evidenciado pelas belezas naturais, diversidade cultural e pelo segundo maior roteiro LGBT do País.
De acordo com a Organização Mundial do Turismo, o público LGBT representa 10% dos viajantes e movimenta 15% do faturamento do setor. Além disso, enquanto o mercado mundial de turismo cresce 3,8% ao ano, o segmento avança a 10,3%.
“Notadamente é um segmento que possui um grande potencial para a geração de divisas para o Brasil, pois apresenta gastos per capita mais elevados, em média 30% superior, que o turista heterossexual.
Nosso objetivo é ampliar a visibilidade e a participação do Brasil no segmento turístico LGBT mundial, aumentando a entrada de visitantes e de divisas por meio dessa parcela de turistas”, ressaltou Neto.
BRASIL COMO DESTINO LGBT
Hoje, o Brasil é um dos países mais procurados na América do Sul pelos turistas LGBTs. Com a realização de mais de 180 Paradas LGBTs por ano, o País oferece cultura, lazer e entretenimento, bem como aquisição de artigos de luxo.
Em busca de promover o Brasil como destino LGBT, a Embratur tem desenvolvido a promoção internacional do segmento baseada em dois eixos: participação em feiras e eventos internacionais, com destaque para a Conferência Anual da IGLTA (International Gay and Lesbian Tourism Association), que em 2012 foi realizada pela primeira vez no hemisfério sul, em Florianópolis, e em 2013,em Chicago, EUA; e ainda no apoio à estruturação do trade que opera o receptivo no Brasil, em parceria com a ABRAT-GLS (Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes), associação que lidera o segmento no mercado turístico brasileiro.
Nos anos recentes, o Brasil avançou em sua legislação sobre o respeito ao reconhecimento e a proteção dos direitos LGBT. A capacitação de destinos brasileiros, tanto institucional como comercial, tem consolidado os destinos gay friendly, e expandido o interesse por parte de municípios a tornarem aptos a receber o turista LGBT.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *