TCU reconhece Turismo como órgão com excelência em gestão
[Jornal do Turismo, 14/11/2014]
A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo promoveu nesta quarta-feira (12) uma audiência pública para discutir a estruturação dos destinos turísticos brasileiros. Na ocasião, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, destacou que o Ministério do Turismo tornou-se modelo de gestão nos últimos anos. O presidente do TCU afirmou que o órgão de controle fez 11 auditorias na pasta nos últimos dois anos e ficou bem impressionado com os resultados encontrados.
“O TCU busca ajudar a administração pública a avançar por meio do compartilhamento de boas práticas. Hoje podemos afirmar que o Ministério do Turismo é exemplo em excelência em gestão”, afirmou Nardes. O ministro do Turismo, Vinicius Lages, destacou o aprimoramento constante das ferramentas que ajudam na tomada de decisões e no monitoramento dos programas. “Estamos desenvolvendo um sistema de georreferenciamento inteligente, que nos dará imagens de satélite das obras que têm recursos nossos”, disse Lages.
O Ministério do Turismo foi a única pasta do governo federal a ser premiada nas duas categorias do primeiro Prêmio de Boas Práticas da Controladoria Geral da União (CGU), no dia mundial de combate a corrupção, em dezembro de 2013. A premiação dupla foi dada pelo Sistema de Acompanhamento dos Contratos de Repasse (Siacor) e pelo Sistema de Controle das Demandas Externas. O primeiro deles permite verificar o andamento das obras com recursos do MTur; já o segundo, facilita o atendimento no prazo de demandas, especialmente de órgãos de controle.