Salão MICE ABEOC Brasil duplica de tamanho, gera negócios e conhecimento
A segunda edição do Salão MICE ABEOC Brasil no Festuris, encerrada dia 7 de novembro, em Gramado foi marcada pela duplicação da área de exposições e alto nível das palestras do Seminário MICE. Nos dois dias de evento, 14 mil pessoas visitaram a Feira e 324 encontros foram realizados por meio do “Buyers Club”, motivando a geração de negócios e networking.
“Gostaríamos de agradecer à Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi, diretores do Festuris, em nome de toda a equipe, bem como os expositores do Salão MICE, aos palestrantes da Sala de capacitação e todos aqueles que fizeram mais um evento memorável, com muito conhecimento e negócios”, comenta a presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos, Anita Pires.
Anita foi uma das homenageadas com o troféu “Amigo do Festival”, na noite de abertura do Festuris (06/11). Em seu discurso na cerimônia, Marta Rossi destacou a “feliz parceria” com a ABEOC Brasil e enalteceu o trabalho da presidente da ABEOC Brasil, que “cumpre seu mandato entregando ao mercado um estudo sem precedentes que mostra a força do turismo de negócios e eventos”. A pesquisa de Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil, iniciativa da ABEOC em parceria com o Sebrae e apoio da CNC e FBHA também foi citada no discurso do ministro de Turismo, Vinicius Lages, que reforçou a importância do estudo da ABEOC/Sebrae e citou que o setor de eventos é uma das cinco plataformas para impulsionar o turismo no país. “O Ministério já mapeou cinco mil eventos para quebrar a sazonalidade e temos um compromisso com a ABEOC e todo o setor para profissionalizar ainda mais e atuar em eventos como fomos capazes na última década”, discursou Lages.
Galeria da Noite de Abertura
Prêmio Amigo da ABEOC
No sábado (7/11), antes da abertura da Feira, ABEOC Brasil e ABIH-RS realizaram um almoço no Hotel Continental Canela para homenagear personalidades do setor de turismo e de eventos. A ABEOC homenageou Andrea Faria, coordenadora de projetos do Sebrae Nacional, gestora do Programa de Qualificação em Gestão e Certificação de Empresas de Eventos – Programa de Qualidade; Manuel Suarez, presidente do Conselho de Turismo da Fecomercio – RS e presidente do Sindicato Intermunicipal de Hoteis do RS e Marta Rossi, organizadora de eventos gramadense que coordena a realização do Festival de Turismo de Gramado desde a sua concepção.
Marta citou o empenho da presidente da ABEOC Brasil – estadual Rio Grande do Sul, Ana Cládia Bittencourt, para o convencimento da organização do Festuris da viabilidade e importância de realizar o Salão MICE, que, segundo Marta, hoje é uma realidade e um Salão muito importante na Feira.
Na ocasião, o presidente eleito da ABEOC Brasil – estadual Rio Grande do Sul, Mauricio Cavichion, destacou a importância do trabalho conjunto entre hoteleiros e organizadores de eventos para captação de eventos e fortalecimento dos negócios “Em nossa getão, esperamos fortalecer ainda mais o Salão MICE, ampliar as atividades de qualificação e associar à ABEOC todos os espaços para eventos do Rio Grande do Sul”, declarou.
Galeria Almoço Prêmio Amigo
Seminário MICE ABEOC Brasil
O Coordenador de Pesquisa do Observatório de Turismo da Universidade Federal Fluminense, Osirirs Marques, falou sobre o Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil para uma plateia qualificada, com a presença do presidente da ABIH, Enrico Fermi, do secretário de turismo de Santa Catarina, Felipe Melo, do presidente da Santur, Waldir Walendowski, do diretor do Costão do Santinho Resort, Rubens Regis entre outros importantes profissionais do setor. Segundo a pesquisa, o mercado brasileiro de eventos gerou, em 2013, R$209,2 bilhões, em um total de 590 mil eventos realizados. É um segmento que arrecada R$ 48,7 bilhões em impostos, gera 7,5 milhões de empregos e representa 4,3% do PIB do Brasil.
Em seguida, Gervasio Tanabe, Diretor Executivo da ABRACORP abordou o tema “Inovar ou Morrer: O futuro das viagens e eventos corporativos”. Para Tanabe, entre os grandes desafios das agências e empresas de eventos estão conhecer o consumidor, a segmentação, fidelização, gestão para transformar dados em informação para o cliente e oferecer produtos e serviços premium.
No segundo dia de Seminário, a consultora Vaniza Schuler deu uma aula sobre “Marketing de Destinos: Como estar preparado para captar eventos”. Segundo Vaniza, muitos atores da indústria de turismo nos destinos ainda usam a estrutura como vantagem, “mas a estrutura não é mais vantagem competitiva, todos têm”. A consultora recomenda que os destinos ofereçam produtos exclusivos e diferentes para cada cliente, de acordo com o perfil de cada um, criando experiências memoráveis, além de os destinos precisarem trabalhar sua informação de modo mais organizado, confiável e atrativo para o planejamento de um evento.
A última atividade do Seminário MICE foi um painel sobre o desafio do trabalho conjunto entre hotelaria, agência e organizadores, com a participação de Maurício Cavichion, da Tribeca Eventos e Turismo, Rubens Régis, diretor do Costão do Santinho Resort e Ana Cláudia Bittencourt, da Yes Agência e presidência da ABEOC Brasil – RS. Foi destacada a importância de atuação conjunta dos diferentes segmentos para ampliar a captação de eventos, além de uma necessidade contínua de troca de informações para eventuais ajustes na relação entre organizadores e hoteleiros.
Galeria Seminário MICE
Sorteios
Foi muito movimentado o estande da ABEOC Brasil no Salão MICE, com distribuição de “Copo Eco” como brinde e sorteio de inscrições para o Eventos Brasil – 26º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos, dias 7 e 8 de dezembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo; e para o 32º Congresso COCAL – da Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina, de 5 a 7 de março de 2015, no Costão do Santinho Resort, Golf & Spa, em Florianópolis.
Os vencedores do sorteio foram: Eliane Taunay (The Collection Destinations Solutions) e Alexander Alves (Trianon Paulista) – inscrições Eventos Brasil; Germano Junges (Secretário Adjunto de Governança e Desenvolvimento Integrado – Gramado) e Fernando Diniz (Europlus Viagens e Turismo) – inscrições COCAL 2015.
Além das inscrições, também houve sorteio de uma passagem aérea para São Paulo, no período do Eventos Brasil, patrocínio da Levitatur, agência oficial do evento, sorteada para Luciana Antonia Tremea, Coordenadora do Curso de Turismo da Universidade de Santa Cruz do Sul.
Galeria Salão MICE
Crescimento do Festuris
Os números finais do Festuris – Feira de Turismo de Gramado foram divulgados pelos diretores do evento, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi, na tarde de sábado (9), na Sala de Coletivas do Serra Park. Apesar do ano atípico com Copa do Mundo e Eleições, o Festuris conseguiu manter a tradição de inovar e cresceu 3,5% no número de expositores, atingindo a marca de 400 estandes. O público de 14 mil visitantes na feira ficou dentro da meta traçada pela organização. Também foi anunciada a data do Festuris 2015, que vai ocorrer de 5 a 8 de novembro.
Para o diretor Eduardo Zorzanello, os resultados são positivos considerando o período de incertezas por conta da Copa e das Eleições. Zorzanello destacou a expansão da área da feira, que passou a ter 20 mil m², a duplicação do Salão Mice, o aumento do número de destinos internacionais e o crescimento dos salões segmentados.
Já Marcus Rossi, salientou que o Festuris propôs a inovação como meta. Segundo ele, a tecnologia foi incorporada ao evento como forma de organizar e aumentar o volume de negócios. “Inovação foi a palavra que nos motivou”, disse.
Rossi divulgou os números do aplicativo do Festuris, que teve 992 downloads na plataforma Android e 1.006 no IOS, e do Buyers Club – Clube de Compradores. Com a proposta de organizar a agenda de expositores e visitantes, a inspiração do Buyers veio de feiras internacionais. Conforme ele, foram 1.147 solicitações de reuniões e 324 encontros realizados mediante agendamento. “Trouxemos a ferramenta para o mercado brasileiro com a proposta de aumentar o volume de negócios. Consideramos o resultado excelente considerando que a ferramenta é totalmente nova”, comemorou.
Marta Rossi fez questão de agradecer pelo apoio da imprensa na cobertura do evento. “Não temos só pessoas que escrevem sobre o Festuris. Temos amigos jornalistas que falam com carinho de Gramado, do Rio do Sul e do Brasil”, reconheceu.