O crescimento da modalidade de Tempo Compartilhado no Brasil
[Por Clovis Meloque* ,Revista Hotéis, 03/07/2014]
Esta modalidade se desenvolve muito rápido na América Latina, e em particular no Brasil, que no ano de 2013 foram realizadas mais de 45 mil novas vendas de Tempo Compartilhado (timeshare) e 2014 deve crescer pelo menos 30%. Isso é resultado de uma mudança comportamental do brasileiro que tem se programado com antecipação para realizar viagens. Outro fator que impulsiona esse crescimento é o envolvimento de empresas sólidas, conceituadas e especializadas em vendas desse tipo de produto e a entrada de grandes empreendimentos e redes que fortalecem cada vez mais o setor. O comprador deste tipo de produto tem respaldo da lei a seu favor, como a Lei Geral do Turismo – Lei 11.771 e também do compromisso dos empreendedores que se aperfeiçoaram para a venda, pós-venda e administração dos produtos adquiridos nos últimos anos.
O modelo de Tempo Compartilhado adotado no Brasil é totalmente adequado para a operação de um hotel de lazer ou resort, pois se trata da venda antecipada de diárias por um período de aproximadamente 10 anos. Os programas mais modernos adotam ainda o sistema de uso baseado em pontos que é simplesmente uma conversão dos valores de diárias por pontos multiplicados por períodos semanais com um valor de economia percebido pelo cliente como o principal benefício além de outros como: flexibilidade de uso, possibilidade de voltar ao resort anualmente, ter férias em família, pagamento das férias a longo prazo, geralmente 36 meses, facilidade de reserva, opções de trocar sua semana por outros resorts através do sistema de intercâmbios da RCI e de conhecer destinos diferentes.
Um hotel ou resort que adota a modalidade de Tempo Compartilhado pode gerar aumento de pelo menos 20 pontos percentuais na ocupação (se houver espaço para crescer), sem prejudicar o modelo de negócio existente, além dos demais benefícios como a fidelização dos clientes, novo canal de distribuição e a antecipação do fluxo de caixa com venda de diárias.
Para assessorar os novos empreendimentos ou reestruturar operações existentes, a CLM Consultoria desenvolveu um modelo de negócios que é capaz de implantar em até 90 dias uma operação de Tempo Compartilhado de unidades hoteleiras existentes, ou Novos Projetos em fase de desenvolvimento que pode ser também na modalidade de Fractional que inclui: Estudo e Avaliação do Mercado ou Nicho de Mercado de empreendimentos similares ao proposto; Identificação do local onde será realizado as vendas e pesquisa de demanda para o Produto; Estudo para Viabilização do Produto através de venda; Forma de Marketing e Vendas do Produto; Custos de Marketing, Vendas e Administração de clientes; Estratégia de divulgação; Preços e Políticas de Vendas; Forma de Atendimento ao Cliente com Foco no Uso e no Intercâmbio; Gestão das Equipes de Marketing, Vendas, Administrativo e Pós- Vendas.
* Clóvis Meloque é Consultor especialista em Tempo Compartilhado, Diretor da CLM Consultoria, que já assessorou mais de 15 empreendimentos hoteleiros a implantar essa modalidade no Brasil, com destaque para o Beach Park Vacation Club.