Turismo rural atrai visitantes da Copa
Os turistas que estiverem no Brasil para acompanhar os jogos da Copa do Mundo terão mais opções de roteiros turísticos para visitar nas proximidades das cidades-sede. O projeto Talentos do Brasil Rural selecionou 23 roteiros rurais, compostos por empreendimentos da agricultura familiar, que valorizam a identidade cultural da região, promovem a geração de emprego e renda e agregam valor à produção de grupos locais.
Cerca de 400 empreendimentos em 54 municípios fazem parte do projeto, que é uma parceria entre os ministérios do Turismo (MTur) e do Desenvolvimento Agrário (MDA), e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Os roteiros, que foram escolhidos por meio de chamada pública, foram mapeados, apresentados ao mercado turístico, receberam consultoria especializada e apoio à comercialização. Um dos requisitos para escolha é que o roteiro seja acessível a, no máximo, três horas de uma das 12 capitais-sedes da Copa do Mundo, considerando meio terrestre ou aquaviário.
Entre os destinos estão Gramado (RS), Caminhos da Roça (SP), Serras Rurais (MG) e Caminho dos Engenhos (PB). “A iniciativa é de vital importância pois abre mercado para o agricultor familiar e ao mesmo tempo agrega valor à oferta turística em um comércio justo e equitativo”, afirma o ministro do Turismo, Vinicius Lages.
Ao conhecer a propriedade do agricultor familiar, o visitante não consome apenas os serviços de hospedagem, alimentação e os atrativos. Ele também adquire produtos artesanais e agropecuários produzidos por moradores locais, característicos da região visitada, gerando renda. “Agricultores familiares agregam valores a seus produtos por meio da agroindústria, do artesanato, e que, a partir daquilo que a terra é capaz de produzir, geram riquezas”, diz o coordenador de comercialização, do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor, Pedro Bavaresco, da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA.
A 120 km de Porto Alegre, cidade-sede da Copa, e 35 km de Caxias do Sul, o Vale dos Vinhedos (RS), por exemplo, possui pequenas propriedades rurais com vinícolas de diferentes portes. O destino oferece hotéis, pousadas, restaurantes, agroindústrias familiares de queijos, doces e geleias coloniais. “Existem muitas perspectivas de negócios dentro das cadeias produtivas, mas é preciso estar preparado para aproveitar as oportunidades”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.
O consumo dos produtos não fica restrito às propriedades familiares. Os produtos fornecidos pela agricultura familiar podem ser consumidos em hotéis, restaurantes e vendidos em lojas das cidades e centros comerciais próximos aos estádios da Copa.
Clique aqui e ouça declaração do ministro Vinicius Lages sobre os objetivos do projeto.
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