WTM-LA pretende alcançar 1,3 mil expositores em edição de 2014
[Por BRASILTURIS JORNAL , 31/03/2014]
A menos de um mês para a realização da WTM Latin America 2014 e o 41º Encontro Comercial Braztoa, que acontecem entre os dias 23 e 25 de abril no Transamérica Expo Center, em São Paulo, o interesse do mercado aumenta a cada dia. Até este mês, mais de mil expositores, entre destinos e empresas do Brasil, da América Latina e do resto do mundo já tinham confirmado presença. A expectativa é de atingir a marca de 1,3 mil expositores – desses, 50 participam da feira pela primeira vez – no espaço que foi ampliado em 4 mil m² em comparação ao ano anterior.
Além dos participantes tradicionais, como grandes agências de turismo, hotéis e entidades governamentais, estarão presentes empresas do setor de tecnologia, como Google e TripAdvisor.
Em visita ao Brasil pela primeira vez em 2013 – para a edição inaugural da WTM-LA –, a rede Trump Hotels confirmou novamente participação para este ano. Estarão presentes ainda bandeiras como Accor, Meliá, Marriott International e Hilton Worldwide – já consolidadas no País e na região –, e empreendimentos comerciais como Macy´s e Bloomingdales´s, dos Estados Unidos, e Chic Outlet Shopping, presente em nove cidades da Europa.
Entre os estreantes no evento estão as Organizações Nacionais de Turismo (NTOs) do Peru, Grécia, Austrália, Nova Zelândia, a rede hoteleira InterContinental Hotéis (IHG) e a locadora de automóveis Europcar.
Patrocinadores
Além da Grécia, país patrono desta edição que investe no turismo como principal motor da economia, integram a lista de patrocinadores a companhia francesa Accor, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que também patrocinou o evento no ano passado, e o Sebrae – todos de olho no potencial do mercado turístico do Brasil e da América Latina como um todo.
“Esta grande procura por parte dos expositores e patrocinadores reflete a importância da WTM-LA para o setor turístico da região, que se desenvolve a passos largos mesmo com a crise financeira mundial, que afetou o desenvolvimento econômico dos países do globo como um todo”, afirmou o diretor, Lawrence Reinisch.
De fato, a pujança do setor turístico no Brasil, que receberá dois eventos mundiais nos próximos três anos, fez com que 150 hosted buyers de todas as regiões do mundo participassem da WTM-LA 2013 em busca de oportunidades não só no país, como em toda a América Latina.
Tecnologia e interatividade
Outro ponto forte da edição deste ano é a aposta nas novas tecnologias especialmente desenvolvidas para o mercado de turismo. Promovido há alguns anos na WTM de Londres, o setor chamado “Travel Tech” será replicado em São Paulo devido ao grande sucesso. Os expositores são empresas de tecnologia do setor do turismo, mercado que tem crescido de forma expressiva nos últimos anos e que será tema de discussões neste novo espaço, focadas especialmente na forma como os produtos tecnológicos afetam o comportamento dos viajantes.
Já na Innovation Zone, que será parte desse novo setor, os visitantes poderão experimentar o inédito Google Glass, trazido pela MooveTeam. A empresa de games com sede em Barcelona utilizará o equipamento como plataforma para mostrar, na prática, como funciona seu próprio aplicativo de trabalho em equipe, o TeamBuilding. Os visitantespoderão experimentar o aplicativo e ainda ler mensagens, procurar endereços, gravar vídeos, tirar fotos e compartilhar informações com outros membros da equipe, tudo através dos computadores individuais em forma de óculos.
A nova área de interação destina-se a receber companhias que tenham iniciativas novas e interessantes para mostrar ao setor de turismo. Dentre as empresas inspiradores que se inscreveram para demonstrar seus produtos está a Manycolors, que trará sua realidade aumentada + Kinect, exibindo o que há de melhor em experiência virtual interativa.
“Parte da Travel Tech, a Innovation Zone é um laboratório de ideias e uma sala de exposições interativa, onde os visitantes e o mercado de turismo latino-americano e internacional terão a chance de aprender sobre essas surpreendentes tecnologias e conceitos inovadores com os mais experientes especialistas em mídias sociais, além de experimentar os produtos”, disse o gerente de projetos da WTM-LA, David Benitez.