Grécia, berço da cultura ocidental, se torna o País Patrono da WTM Latin America 2014

A Grécia está ampliando o seu já antigo relacionamento com a World Travel Market, principal evento mundial do setor de viagens e turismo. Este ano, o país europeu será o País Patrono da World Travel Market Latin America 2014, que acontece de 23 a 25 de abril em São Paulo, simultaneamente ao 41o Encontro Comercial Braztoa.
A iniciativa deverá ampliar ainda mais os laços do Brasil com a Grécia. Pilar fundamental da cultura ocidental, o país mediterrâneo, com suas belas praias, rica história cultural e monumentos milenares, vem atraindo nos últimos anos número crescente de brasileiros. E a tendência deverá ser reforçada agora, graças à participação no evento.
De acordo com um estudo da Comissão Europeia de Turismo (ETC, na sigla em inglês), realizado em parceria com a Oxford Economics, nos últimos anos houve um crescimento considerável no número de brasileiros que visitam a Grécia: 36% entre 2008 e 2013. Atualmente, cerca de 40 mil brasileiros visitam o país por ano. Já turistas da Argentina, por exemplo, chegaram a 22 mil em 2013.
“A Grécia está sendo cada vez mais procurada no Brasil e na América Latina como destino turístico. Levando isso em conta, a WTM Latin America foi o evento perfeito para nos ajudar primeiramente a consolidar e, depois, a fazer aumentar o interesse na Grécia por parte da América do Sul. Para mim, é um grande prazer o fato de a Grécia ser País Patrono da WTM Latin America. A parceria é altamente vantajosa para ambas as partes e estou ansioso por fortalecer nossos vínculos e ampliar os contatos na região”, afirma o Secretário-geral da Organização Nacional de Turismo da Grécia, Sr. Panos Livadas.
Hoje, o turismo é a grande especialidade e o principal motor da economia grega. Com opções de roteiro que vão de cruzeiros por suas ilhas paradisíacas, como Mykonos e Santorini, a visitas às monumentais ruínas da acrópole de Atenas, como o Partenon, a Grécia recebeu no ano passado cerca de 17 milhões de turistas. E a expectativa do governo é a de chegar os 18 milhões neste ano.
Segundo Lawrence Reinisch, Diretor da WTM Latin America, “a Grécia, com toda a sua história e peso cultural, tem uma parceria longa e bem-sucedida com a World Travel Market, e agora poderá se promover fortemente no mercado latino-americano. O grande aumento de poder aquisitivo de nossa classe média na última década permite o acesso a produtos e serviços de turismo cultural, que eram sonhados por muitos mas estavam ao alcance de poucos. A Grécia verá mais e mais turistas latino-americanos nos próximos anos”.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.wtmlatinamerica.com.
Sobre a WTM Latin America e o Encontro Comercial Braztoa
Trazida à cidade de São Paulo pela Reed Travel Exhibitions, após 34 anos de sucesso da feira WTM London, a WTM Latin America 2013 atraiu, ao longo dos seus três dias, mais de 17 mil visitas, entre expositores e visitantes profissionais de turismo do mundo inteiro, que puderam estreitar laços, realizar novos contatos e fechar grandes negócios.
A parceria realizada com a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) resultou no acontecimento do tradicional e bem-sucedido Encontro Comercial BRAZTOA junto à WTM Latin America.
Empresas do Zimbábue, Botswana, Namíbia, Malásia, Tailândia e de vários outros países apostaram na região e vieram mostrar suas ofertas turísticas. Os europeus e norte-americanos, que atualmente recebem a maior parte dos turistas da América Latina, também marcaram forte presença – a exemplo da Alemanha, principal patrocinadora da edição de 2013 do evento, que veio focada em se tornar o primeiro destino dos brasileiros na Europa.
A qualidade e variedade de produtos à disposição na feira impressionaram os compradores. Como resultado, expositores fecharam um grande número de acordos comerciais e muitos já querem aumentar suas participações em 2014. Diversos outros destinos internacionais que querem alcançar os crescentes mercados da América Latina vieram como visitantes para avaliar a feira e, entusiasmados com o que viram, já reservaram seus próprios espaços para 2014.
Buscando o foco na qualidade de seus compradores a feira trouxe também 150 hosted buyers (compradores convidados) de todas as regiões do mundo, que estavam em busca de oportunidades não só no Brasil – impulsionados também pelos grandes eventos mundiais que serão sediados no país nos próximos três anos – mas em toda a América Latina.
O sucesso da WTM Latin America se deveu também aos seus diferenciais, que haviam sido, até então, pouco explorados por outras feiras no continente – como, por exemplo, o foco tanto no turismo outbound (emissivo) quanto no turismo inbound (receptivo internacional), bem como oportunidades de negócios e atividades específicas para os segmentos de Turismo MICE (Meetings, Incentive, Congresses and Exhibitions) e Corporativo, além do Lazer.
Além de Fóruns dedicados a esses segmentos, a WTM Latin America promoveu e realizou diversos outros eventos paralelos. Na ocasião, mais de 30 palestras, seminários e encontros permitiram que os protagonistas do turismo latino-americano e mundial pudessem discutir os desafios e identificar as melhores oportunidades do setor.