Feira de São Joaquim (BA) fica pronta para a Copa
[Por MTur, 18/12/2013]
A maior feira livre de Salvador estará inteiramente revitalizada para receber os visitantes da Copa de 2014. As obras de requalificação da Feira de São Joaquim devem ser concluídas no primeiro semestre de 2014. O Ministério do Turismo investiu R$ 29 milhões no projeto que compreende a revitalização geral do espaço de 37 mil metros quadrados: recuperação de sistemas de água, esgoto, energia elétrica, drenagem, pavimentação e combate a incêndio.
Está prevista a reforma de 426 boxes e novas instalações para 923 espaços de venda, beneficiando mais de 3 mil comerciantes. Novos galpões para o comércio de peixes, mariscos, carnes e animais vivos, de acordo com as exigências da Vigilância Sanitária, também estão sendo implantados. “São projetos que garantem melhorias na infraestrutura e permitem a melhor recepção de turistas. O foco desse tipo de investimento é oferecer atrativos com segurança, modernidade e qualidade de atendimento”, avalia o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota.
Já foram concluídos e entregues o Pátio dos Grossistas, espaço reservado para a concretização de vendas em grandes quantidades, e as obras da enseada, beneficiada com limpeza, dragagem do canal, construção de cais, recuperação do quebra-mar e instalação de um píer flutuante para receber embarcações com mercadorias e turistas.
Considerada uma das mais autênticas expressões da cultura soteropolitana, a feira foi fundada há 41 anos e gera renda para cerca de 40 mil trabalhadores. Referência cultural do Nordeste, foi indicada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para tombamento como como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.