Encontro latino-americano aproxima CVBs e organizadores de eventos
Com representantes de 43 Conventions & Visitors Bureaus (CVBs) brasileiros e 12 internacionais, o 6º Encontro Latino-Americano de CVBx e o 4º Congresso Brasileiro de CVBx reuniu 162 participantes entre os dias 02 e 05 dezembro, no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis. Para a Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC Brasil, os CVBs são os parceiros “número 1” dos organizadores de eventos (OPCs), e o Encontro proporcionou um debate aberto entre CVBs e organizadores, um dos segmentos da cadeia produtiva de eventos representados pela ABEOC Brasil. No Encontro foi criado o Fórum Permanente de CVBs do Brasil, para desenvolver projetos em comum e discutir o setor.
“Juntos, organizadores e CVBs podem captar muito mais eventos, cada um fazendo seu papel, CVBs captando com apoio dos OPCs e estes organizando. Onde ABEOC Brasil, CVB e OPC atuam juntos, os resultados são muito mais efetivos”, afirma a presidente da ABEOC Brasil, Anita Pires, participante de dois painéis do Encontro. “Acreditamos que os CVBs precisam ser instituições fortes, autônomas e profissionalizadas e devem cumprir o seu papel de promoção do destino e captação de eventos”.
O presidente da ABEOC Brasil – SC, Marco Aurélio Floriani, também painelista do Encontro, reforça que “o objetivo de organizadores e CVBs é o mesmo, fomentar turismo de negócios e eventos, fazer captação e geração eventos, e com o trabalho unido toda a cidade e os 52 segmentos da cadeia produtiva de eventos ganham”.
Em painel sobre “Banco de Dados de Eventos Brasileiros – Utopia ou Realidade”, Anita salientou a importância do compartilhamento de informações entre todos os atores envolvidos na captação de eventos. “A falta da cultura de compartilhamento — em tempos onde tudo já está na internet — gera grandes prejuízos para entidades e empresas”, comenta. “Sobre o banco de dados especificamente, acreditamos que um banco de dados brasileiro tocado de forma profissional traria mais resultados para organizadores, CVBs e destinos do que o modo como vemos atualmente, com investimentos pulverizados e informações espalhadas”.
O Encontro foi uma promoção de Conventions & Visitors Bureau de Latinoamerica, CBCVB e Floripa CVB, com apoio da ABEOC Brasil, COCAL, Costão do Santinho, Sebrae, Santur e Setur-Florianópolis, com patrocínio de Gaining Edge, Simpleview e Projecta Eventos. A organização foi de Vaniza Schuller.
COCAL
Paralelamente ao encontro de CVBs, foi realizada Reunião da Diretoria da COCAL – Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina, da qual a Associação Brasileira de Empresas de Eventos participa com dois cargos.
“Foi muito oportuna a presença dos representantes da Venezuela, Argentina, Uruguai e México, que realizaram visita técnica ao Costão e aprovaram o local como sede para o 32º Congresso da COCAL, em março de 2015”, conta Anita Pires.
Durante os dois dias de reuniões, foram discutidas mudanças no estatuto a fim de modernizar a entidade latino-americana, bem como a participação do Brasil e outros detalhes do Congresso Cocal de março de 2014, em Antigua, Guatemala. A ABEOC Brasil está organizando uma Missão Internacional de Negócios, Relacionamento e Capacitação para este Congresso, veja detalhes em https://www.abeoc.org.br/2013/09/missao-cocal-2014-para-guatemala/