Paratur divulga o Pará na 25ª edição do Festival do Turismo em Gramado
[Por Agência Pará, 02/11/2013]
O Pará participa mais uma vez de um dos maiores eventos de turismo do mundo: o Festival do Turismo de Gramado – Festuris, que chega a sua 25º edição. Além buscar oportunidades para bons negócios, o objetivo da Companhia Paraense de Turismo é divulgar e promover as principais regiões turísticas do estado: Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia-Tocantins e Xingu e seus segmentos prioritários: cultura natureza, sol e praia, eventos e negócios. O Festuri será realizado de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, Centro de Feiras e Eventos de Gramado, no Rio Grande do Sul.
Segundo Carlos Figueira, gerente de Promoção da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), este ano o Pará terá dois estandes no evento, um como vitrine da cultura, artesanato, gastronomia e outros produtos e outro pontuando a sustentabilidade amazônica encontrada no turismo do Pará, já que esta 25ª edição do Festuris terá, como principal novidade, o lançamento do Salão de Sustentabilidade e Turismo Verde, no qual a Paratur estará presente em um espaço de 21m².
Além de divulgar seus produtos turísticos, com foco principalmente no segmento Natureza e Cultura, o Pará também vai apresentar aos agentes de viagens e operadores o roteiro “Pará: obra-prima da Amazônia em 8 dias e 7 noites”, que mostra inúmeras opções de atrativos e produtos turísticos em Belém, Marajó e Tapajós, regiões turísticas muito atraentes aos consumidores internacionais.
O tema debatido na Festuris desde ano é “Turismo: A Vanguarda da Economia Sustentável”, onde o Pará está inserido, especialmente, por ser guardião de mais de 50% de todos os atrativos naturais do turismo da Amazônia, segundo pesquisa da Organização Mundial de Turismo (OMT). Neste contexto, é referência, por exemplo, em riquezas naturais como flora, fauna, praias de rios e de mar, igarapés de águas geladas. Guarda também uma culinária exótica e frutos típicos só encontrados na Amazônia. É no Pará que se encontram também as mais ricas e atraentes manifestações culturais, como o carimbó de Marapanim, a Marujada de Bragança, o Çairé em Santarém, além de danças regionais como síria, lundu, retumbão, calypso e tecnobrega.
O turismo religioso tem como principal referência o Círio de Nazaré, que reúne cerca de 2 milhões de pessoas todo segundo domingo de outubro, entre os quais 67,9 mil turistas. Com 221 anos de tradição, a festa já faz parte do calendário nacional como uma das maiores procissões religiosas do mundo.
Festuris – Durante dois dias de intensa atividade, o Festuris recebe um público altamente qualificado a procura de bons negócios. São cerca de 14 mil profissionais de venda, 2.500 expositores distribuídos em 400 estandes, além de visitantes e caravanas internacionais de mais de 30 países. Não à toa a Feira de Negócios já é considerada a que mais resultados efetivos traz para o trade brasileiro e sul-americano.
Além de ser uma forma eficiente de promoção comercial, o Festuris proporciona as melhores condições de aproximação com os agentes de viagens e fornecedores de turismo nacional e internacional. Trata-se de um espaço privilegiado de promoção, divulgação e vendas, que pode otimizar a relação custo/benefício. Além da novidade do Salão de Sustentabilidade e do congresso, que já é tradicional na programação, e este ano traz o tema “Turismo: A Vanguarda da Economia Sustentável”, ocorrerão também, Rodadas de Negócios, Salas de Capacitação, Salão MICE (Meetings, incentives, conferencing, exhibitions), Seminário ABEOC e workshops. Empresários de receptivo, hoteleiros, representantes da sociedade civil vão representar o Pará nessa programação.
Marcelo Mendes, presidente da Paratur, ressalta que foram convidados a participar do evento os representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PA), Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-PA), Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), Belém Convention & Visitors Bureau (BCVB), OS Pará 2000, secretarias de turismo de Soure e Salvaterra (Marajó), de Santarém (Tapajós), Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), entre outros.
A iniciativa privada vai ser representada no evento pela Rocha Brasil Tur, Boeing Viagens e Turismo, Travel In Turismo, Terra Brasil Viagens e Turismo, Vitória Régia Turismo, Ribeiros Viagens e Turismo, Lecytur Viagens e Turismo e Brazil Amazon Tur.