Embratur vai a Portugal ativar turismo brasileiro
[Por Promoview, 28/10/2013]
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), em parceria com as operadoras de turismo Exótico Online e Solférias, com apoio da companhia aérea TAP, realizou em Portugal, uma rodada de negócios direcionada às agências de viagem com o objetivo de promover o destino turístico Brasil no mercado português.
O evento começou no dia 22/10 na cidade de Porto e passou por Coimbra (23/10) e Lisboa (24/10).
O “Destino Paraíba” esteve participando da ação com um espaço especial, onde os agentes de viagens portugueses puderam receber o material institucional e folders da hotelaria.
De acordo com a estatal do turismo brasileiro, os eventos tiveram a presença de 300 profissionais selecionados de acordo com as potencialidades de venda e a Paraíba foi a novidade nos workshops.
A presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino, apostou no sucesso das ações em Portugal, de olho na movimentação dos turistas lusos no Brasil.
Dados da Embratur apontam que Portugal é o décimo maior emissor de turistas para o Brasil – foram 168.640 turistas em 2012 – e é o País europeu com maior oferta de conexões aéreas com voos da TAP, com operações em 11 cidades, das quais quatro no Nordeste – Fortaleza, Natal, Recife e Salvador – perfazendo 74 frequências semanais.
Um dos focos da ação da Embratur é trabalhar na capacitação dos agentes de viagem para aumentar o conhecimento acerca dos produtos turísticos brasileiros e suas diversidades.
Ruth Avelino avaliou como fundamental a participação da Paraíba nessa ação, tendo em vista a realização dos eventos esportivos no Brasil em 2014 (Copa) e 2016 (Olimpíada), mas, sobretudo, no próprio perfil do turista português que, na sua maioria (60,3%), faz sua viagem a lazer relacionada a sol e praia; 20,6% cultura e 15,1% natureza, ecoturismo ou aventura.