Em busca do torcedor colombiano

[Por Aquarela 2020, 15/10/2013]
Os colombianos já estão com a viagem marcada para o Brasil. Na última sexta-feira (11), após empatar com o Chile, a seleção de futebol da Colômbia garantiu a 14ª vaga para a Copa do Mundo de 2014. Em consonância com o momento atual, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) realiza, durante esta semana, uma série de workshops para divulgação do Brasil como destino turístico, na Colômbia.
Os roadshows passarão pelas cidades de Medellin (15/10), Bucaramanga (16/10), Bogotá (17/10), Cali (18/10) e Pereira (19/10). Nos eventos, serão apresentadas aos operadores formas diversificadas de vendas do destino Brasil. “A Colômbia é um mercado em expansão. Em agosto deste ano registramos um crescimento de 30,4% na entrada de turistas provindos deste país, em relação ao mesmo período do ano passado. Por isso, estamos investindo cada vez mais no mercado”, explica Leila Holsbach, diretora de Mercados Internacionais da Embratur.
Dentre os destaques dos workshops estão as apresentações das ferramentas de mídias digitais voltadas para a promoção do Brasil como destino turístico (Trip Planner, Brasil 360º, Youtube, Twitter, Facebook). Além disso, a ação terá como cooperados as empresas Lan, Avianca, Via Cap, Convencional, Cinco Elementos e Itaparica Tours.
Em setembro deste ano, o Instituto realizou em Bogotá o Goal to Brasil – ação de promoção do Brasil como destino turístico para a Copa do Mundo de 2014. O evento foi o primeiro a inaugurar um novo formato, que visa incentivar a venda de pacotes turísticos para o Brasil e estreitar o relacionamento com os operadores. “Em 100 encontros comerciais entre operadores brasileiros e colombianos, 81% gerou expectativas de negócios. Este número representou mais de US$ 1,5 milhão em transações para o turismo brasileiro”, lembrou a diretora.
As ações em países próximos geograficamente fazem parte da estratégia da Embratur para promover o turismo intrarregional. “A identificação com o futebol é uma das mais importantes bandeiras para atrair os turistas latinos americanos. Com a classificação da seleção colombiana, temos mais uma oportunidade para divulgar o Brasil como destino neste período”, finalizou.
Mercado colombiano
Em 2012, a Colômbia enviou mais de 100 mil turistas para o Brasil. Atualmente, existem 28 voos com frequências semanais que saem Bogotá com destino aos aeroportos do Galeão (RJ) e de Guarulhos (SP).