Turismo catarinense em destaque na abertura do IV FTN
O evento segue nesta quarta-feira (11), e reúne agentes de viagens, jornalistas, empresários e autoridades do turismo nacional e internacional para palestras de qualificação e feira de turismo.
Maria Cláudia Evangelista, secretária de turismo de Florianópolis, ressaltou a vocação turística da capital do estado e sua evolução na realização de eventos. A cidade catarinense aparece em sexto lugar entre as cidades que mais realizam eventos internacionais no Brasil, segundo a ICCA (International Congress & Convention Association – ICCA). A secretária também aproveitou para anunciar o investimento de R$ 1 milhão do Ministério do Turismo na melhoria da sinalização do Estado.
A presidente do FTN, Marta Lobo, destacou a importância do turismo de negócios para os destinos turísticos. “O turismo de negócios é uma importante ferramenta para trazer o cliente e vender o destino”, analisa. Marta Lobo também ressaltou sobre a importância de discutir e praticar ações visando a sustentabilidade, um do temas inseridos nas palestras de qualificação ministradas para os agentes de viagens, jornalistas e estudantes durante o FTN.
O Secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Beto Martins, ressaltou as diferentes potencialidades turísticas do Estado que precisam ser mais divulgadas, pois as vezes os próprios catarinenses não as conhecem. Na avaliação do secretário, uma das marcas do estado são a forte influência das culturas estrangeiras radicadas por aqui e o próprio povo catarinense, que tem o prazer de receber as pessoas.
O presidente da Santur (Orgão Oficial do Turismo de Santa Catarina), Valdir Walendowsky, falou do prêmio “O Melhor da Revista Viagem e Turismo” na categoria “Melhor Estado do Brasil”, que Santa Catarina recebeu, pela sétima vez consecutiva da Editora Abril. “Esse prêmio foi concedido pelos próprios turistas que escolheram Santa Catarina como melhor estado”, explica.
A presidente da ABAV-SC (Associação Brasileira de Viagens), Ely Ribeiro, falou sobre a paixão do trade catarinense pelo estado. “Quem realmente trabalha pelo turismo ama esse estado”, analisa.
[Por FTN, 11/09/2013]