Missão cumprida na Colômbia: Goal to Brasil Colômbia fecha com balanço positivo
[Por Aquarela 2020, 20/09/2013]
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) inaugurou uma nova forma de incentivo à venda de pacotes turísticos do Brasil. A partir de agora o Instituto vai realizar eventos específicos voltado para operadores de turismo nos países considerados prioritários. Para estas ações, serão levados gestores das secretarias estaduais e municipais, além de operadores brasileiros
A estreia da nova modalidade foi em Bogotá, na Colômbia, semana passada, durante o Goal to Brasil – Encontros Brasileiros. Em 100 encontros comerciais entre operadores brasileiros e colombianos, 81% geraram expectativas de negócios. Este número pode representar mais de US$ 1,5 milhão em transações para o turismo brasileiro.
A ação proporcionou uma rodada de negócios entre os operadores de turismo colombianos e brasileiros. Nesta nova edição, a Embratur abriu espaço para os estados levarem seus principais operadores de turismo receptivo para participarem dos Encontros de Negócios.
No evento, estiveram profissionais do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, do Paraná, de São Paulo e de Tocantins. “A ação tem como objetivo a promoção de produtos turísticos brasileiros no mercado internacional incentivando o intercâmbio comercial por meio de reuniões entre empresários nacionais e internacionais”, explica Leila Holsbach, diretora de Mercados Internacionais da Embratur.
Além das rodadas de negócios, o evento foi marcado pela coletiva de imprensa e pela Vivência Brasileira, que contou com a apresentação cultural da quadrilha junina, Cafundó do Brejo, de Palmas (TO).
Outro destaque deste novo formato foi a blitz promocional no Shopping Center Retiro, no centro de Bogotá, que ocorreu entre os dias 12 e 15 de setembro. No espaço, a Embratur disponibilizou materiais promocionais sobre o Brasil, divulgou e repassou informações sobre as ferramentas digitais do Instituto e postos de trabalho do Comitê Descubra Brasil e da Match Connections (agência oficial da FIFA) para prestar informações sobre a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Além disso, a quadrilha tocantinense Cafundó do Brejo fez apresentações diárias no estande.
Atualmente, a Colômbia é 13º principal emissor de turistas para o Brasil. Em agosto, a entrada de colombianos no Brasil registrou um crescimento de 30,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2012, mais de 100 mil visitaram as terras brasileiras.