Programa de Qualidade ABEOC BRASIL prepara empresas de eventos para certificação

Identificar as necessidades das empresas participantes, realizar atividades de capacitação e consultoria direta para que a organização alcance o melhor nível de gestão empresarial e deste modo torne-se apta para a certificação através do Selo de Qualidade ABEOC BRASIL. Este é o roteiro do Módulo de Capacitação do PROGRAMA DE QUALIDADE ABEOC BRASIL — Qualificação em Gestão e Certificação de Micro e Pequenas Empresas de Eventos, uma iniciativa da Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC BRASIL em parceria com o SEBRAE.
 

Com abrangência em 12 estados, o Programa de Qualidade teve o seu primeiro evento de lançamento regional em Vitória, no dia 07/05, e até junho será lançado também nas capitais de Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. As atividades de capacitação se encerram em junho de 2014, quando inicia a etapa de auditorias nas empresas visando a certificação através do Selo de Qualidade ABEOC Brasil, com conclusão em dezembro de 2014.
O início deste processo é um criterioso diagnóstico de cada empresa participante. Após a efetivação da inscrição — que pode ser feita em www.abeoc.org.br/qualidade — os responsáveis pela empresa recebem um questionário de avaliação, que une a metodologia consagrada do Prêmio MPE Brasil com questões específicas para empresas de eventos. Um consultor fica a disposição dos empresários para orientar a distância o preenchimento das informações. O objetivo é analisar como as empresas estão atuando nos critérios para obtenção do Selo de Qualidade.
“Toda a etapa posterior de capacitação, com palestras, oficinas e consultoria, vai ser direcionada para atender as necessidades das empresas identificadas neste diagnóstico”, explica o coordenador de capacitação do Programa, Luiz Carlos Barboza. “Daí a importância do preenchimento do questionário o mais fidedigno possível, e por isso o Programa disponibiliza o consultor, que pode ser contatado quantas vezes a empresa precisar e pode ligar para os participantes para complementar informações quando julgar apropriado”, acrescenta Barboza.

Palestras, Oficinas e Consultoria Direta na Empresa

Após a conclusão da avaliação diagnóstica, as empresas iniciam efetivamente as atividades de capacitação. No primeiro encontro deve ser consensuado entre os participantes o cronograma das atividades de preparação, com a definição de datas e horários para as outras três palestras, quatro oficinas e consultorias nas empresas. Nesta palestra inicial, os resultados da avaliação diagnóstica serão apresentados para o grupo de forma genérica e cada empresa receberá o seu, preservando as informações sigilosas de todos. Também será abordado o processo da preparação e de avaliação para o Selo de Qualidade.
Segundo Barboza, as palestras de capacitação são eventos curtos, com quatro horas. O palestrante vai abordar conceitos fundamentais de gestão de pessoas, clientes e mercado, qualidade, processos e finanças. “Sempre com ênfase no que foi apurado na avaliação diagnóstica”, ressalta o coordenador de capacitação.
Já as oficinas — com duração de 24 horas, distribuídas em alguns dias — vão incluir atividades práticas e exercícios baseados em situações que as empresas enfrentam. Os participantes têm que construir soluções, interagir, analisar casos, enfim, “botar a mão na massa, trabalhado intensamente em grupo”. Nas oficinas haverá dois consultores para oferecer atendimento mais personalizado e maior controle da atividade para a busca dos resultados.
Ao longo do processo de preparação, as empresas ainda receberão três visitas em média de um consultor, com duração total de 12 horas. “Este consultor vai ver in loco como a empresa pode melhorar, vai analisar aspectos importantes para avaliação do selo e orientar a empresa da melhor forma possível para responder bem a avaliação para o Selo”, conta Barboza. “Cabe a empresa implementar para ser bem sucedida”, conclui.
[Republicado por Turismo de Negócios BH, 10/04/2013 ; Dica Evento, 07/05/2013; Ello Consultores,  19/05/2013; Agência Sebrae, 23/05/2013; Revista PEGN, 23/05/2013; Portal Brasil, 23/05/2013; Portal da Copa, 23/05/2013]