Eventos devem gerar R$ 130 milhões em renda para Estado do Ceará
[Por Diário do Nordeste, 09/05/2013]
Cerca de 68 mil turistas devem estar chegando à Capital cearense, a contar de 7 ao dia 15 deste mês
A intenção de tornar Fortaleza em um centro voltado ao turismo de eventos, aos poucos, vem se delineando com mais força. A vinda da turnê “Out There” do artista Paul MacCartney, na Arena Castelão, mostra os primeiros sinais de que a Capital tem estrutura e capacidade para receber um grande show. Conforme levantamento elaborado pela Secretaria de Turismo do Estado do Ceará (Setur) a pedido do Diário do Nordeste, cerca de 68 mil turistas devem estar chegando em Fortaleza, a contar do último dia 7 até a próxima quinta-feira, dia 15.
A Setur prevê um impacto de R$ 74,5 milhões de receita direta, resultando em R$ 130,3 milhões de renda gerada na cadeia produtiva do turismo no Ceará.
Rede hoteleira
Segundo informações do coordenador de Destinos e Produtos Turísticos da Setur, Valdo Mesquita, a previsão é que 86,4% da rede hoteleira esteja ocupada durante o período. Do total, 40.618 devem utilizar os hotéis de Fortaleza e 27.079 ficará hospedada na rede informal. É esperada uma demanda turística, via Capital, de mais de 67 mil pessoas.
Outras iniciativas
Além da turnê do ex-beatle, o período conta com o Congresso Internacional de Psicologia, no Centro de Eventos do Ceará, e mais quatro eventos no Marina Park Hotel: o Congresso Nacional do Skal Internacional do Brasil, o Congresso Brasileiro de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, o Encontro de Marketing Católico e o Nipoflex – segundo levantamento da Setur. A secretaria também identificou que quatro hotéis da Capital estão 100% locados para o período, com demandas específicas de grupos ou empresas. Conforme a Setur, a ocupação da rede hoteleira da Capital deve atingir 86,4%, distribuída em hotéis (91,4%), flats (89,1%), albergues (64,7%) e pousadas (60,2%). Dentre os hotéis totalmente ocupados estão o Luzeiro, para a Siderúrgica do Pecém, o Oásis Atlântico, para professores da Seduc, o Praia Centro, para a M. Dias Branco e o Sonata de Iracema, para a Johnson & Johnson.