CNC, Sesc e Senac participam da Equipotel Nordeste

[Por CNC, 08/05/2013]
Até a próxima sexta-feira (10/5), a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Sesc e o Senac estarão presentes na edição regional do evento de hotelaria e gastronomia Equipotel Nordeste, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, PE. Durante quatro dias, o evento expõe as novidades do ramo hoteleiro, apresentando inovações em softwares de gestão para hotéis, enxovais, cosméticos, decoração e ambientação, iluminação, utensílios, sistemas de refrigeração, entre outros.
O presidente do Conselho de Turismo da CNC, Alexandre Sampaio, participou da solenidade de abertura da feira e destacou a importância da Equipotel para o setor hoteleiro. “O Sistema CNC-Sesc-Senac reconhece que eventos como este são ações assertivas que geram integração no trade turístico. Por isso, estamos presentes em feiras e encontros do setor. O fato de a Equipotel ser sediada no Recife confirma a consolidação do turismo em Pernambuco e que o Nordeste aumentou suas perspectivas de atuação no setor”, afirmou Sampaio. O secretario de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, também acredita na evolução do setor turístico no Estado nos próximos anos. “Pernambuco não atrai apenas turistas pelas belas praias e pela sua cultura, mas também pelo turismo de negócios, segmento que se desenvolve cada vez mais”, ressaltou Feitosa.
A feira possui 280 estandes, com cerca de 500 empresas nacionais e internacionais, que devem movimentar aproximadamente R$ 2 bilhões em negócios para a região, segundo a Reed Exhibitions Alcântara Machado, organizadora do evento. De acordo com Sampaio, o turismo no Nordeste vem ampliando sua atuação e se aperfeiçoando na gestão e na prestação de serviços. “Em Pernambuco, a Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-PE demonstra o interesse da instituição em fortalecer o setor no Estado”, destacou. A Câmara Empresarial do Turismo tem a proposta de reunir representantes de todo o trade turístico pernambucano para promover a atividade no Estado e buscar, em conjunto, soluções para os desafios do setor.
Capacitação Profissional com o Senac-PE
O Equipotel NE 2013 conta com uma série de palestras no espaço Equipotel Conference, que, este ano, possui dois espaços – o Workshop de Governança Hoteleira e o Workshop de Capacitação Profissional. Em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PE), o evento oferece, ainda, a Arena Gastronômica, que conta com espaços dedicados à capacitação de profissionais do setor de alimentação fora do lar.
No espaço do Workshop de Capacitação Profissional, no auditório 2 da feira, como parte da programação do primeiro dia (7), o Senac-PE realizou duas palestras. A primeira abordou as boas práticas de manipulação de alimentos como uma ferramenta de qualidade, e a segunda tratou da gestão dos resíduos sólidos no setor hoteleiro. A analista de Formação Profissional do Senac- PE, Vivian Damasceno, aproveitou o momento para apresentar o Programa do Senac de Boas Práticas de Resíduos Sólidos para o Setor Hoteleiro. “A iniciativa apresenta ferramentas para capacitar as empresas nos seus diferentes níveis, desde gestores até o corpo operacional, para enfrentar as mudanças apresentadas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010)”, explicou. O curso já é oferecido pelo Senac ao setor e é realizado no espaço da própria empresa, onde o Senac realiza a capacitação dos funcionários.