Restaurantes Sustentáveis é tema de debate no Conselho de Turismo

[CNC, 01/04/2013]
O Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) debate hoje a sustentabilidade para restaurantes e bares. Para falar sobre o tema, o Conselho recebe a Chef Teresa Corção, diretora de Sustentabilidade do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio), presidente do Instituto Maniva e chef e proprietária do restaurante “O Navegador”, que trabalha com saladas 100% orgânicas produzidas por agricultores da região.
Teresa fundou o Instituto Maniva, que promove projetos nas áreas de educação, cultura e agricultura, para divulgar a gastronomia e a ecogastronomia brasileiras. O instituto realiza projetos de capacitação de alunos do ensino público para reconhecimento e valorização da culinária do País e já capacitou mais de 3 mil crianças. O Maniva também realiza programas de TV e documentários, apoia e promove a comercialização de produtos tradicionais da agricultura familiar local para restaurantes e chefs de cozinha dos centros urbanos próximos. O trabalho do instituto é realizado em parceria com o grupo EcoChefs, também fundado por Teresa, em 2009. Nessa reunião, ela vai debater como os bares e restaurantes podem adotar ações de sustentabilidade, que vão desde apoiar o uso de alimentos orgânicos e produzidos por agricultores locais até promover o bem-estar dos funcionários, além de ações que gerem um melhor aproveitamento de recursos naturais, como água e energia.
A reunião do Conselho de Turismo será realizada às 17h30, na CNC, que fica na Avenida General Justo, 307 – 4º andar – Castelo – Rio de Janeiro, RJ. O tema “Turismo e Sustentabilidade” pauta um dos estudos estratégicos do Conselho de Turismo da Confederação em 2013. Serão mais de dez palestras, as quais vão gerar uma publicação com as conclusões do estudo.