Pesquisa aponta aumento de turistas na temporada de verão 2012/2013

[Por Brasilturis, 15/03/2013]
O Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo (Ipeturis), órgão de estudos de turismo fundado e mantido pelo Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo (Sindetur-SP), divulgou os dados de pesquisa nacional realizada em 24 Estados e Distrito Federal sobre os Resultados da Movimentação de Viagens Organizadas na Temporada de Verão 2012/2013.
O estudo mostra um aumento médio de 23,3% no número de viajantes, em relação à temporada 2011-2012, para 42,9% das 324 empresas de turismo consultadas entre os dias 18 e 21 de fevereiro.“O aumento do poder aquisitivo dos brasileiros e sua disposição para gastar com viagens são os principais motivos para a maior movimentação de viajantes. Mas o câmbio ainda favorável às viagens internacionais e os preços baixos no Hemisfério Norte, também influenciaram este cenário”, destaca o diretor do Ipeturis, Marciano Freire.
A pesquisa mostrou que houve um equilíbrio na importância entre os destinos nacionais e internacionais nas vendas da temporada, com leve preponderância dos destinos nacionais (52,8% do total). Nas viagens nacionais, o Rio de Janeiro (16,0%), Fortaleza (12,6%), Salvador (9,3%) e Natal (8,6%) foram os destinos mais vendidos, prevalecendo a tradicional preferência dos turistas brasileiros no verão pelo sol e pela praia, que têm grande papel na seleção dos destinos mais comercializados.
Entre as viagens internacionais, os Estados Unidos é o grande destaque, e os destinos mais procurados pelos viajantes brasileiros no país norte-americano foram: Estados Unidos em geral (9,9%), Miami (9,1%), Disney (8,1%) e Nova York (7,1%). Outro destino internacional de destaque é Buenos Aires, citado por 5,6% das empresas. Nota-se que a possibilidade de compras é um grande motivador da seleção destes destinos internacionais por parte dos brasileiros.