Sofitel Rio de Janeiro promove Conversations gourmandes

[Por Hôtelier News, 02/12/2011]
Hotel Sofitel, em Copacabana Acontece na próxima terça-feira (6) no Sofitel Rio de Janeiro Copacabana, localizado na capital fluminense, o Conversations gourmandes. O evento é fruto de uma parceria do hotel com a Aliança Francesa e reúne gastronomia e artes plásticas em obras comestíveis.
Os hóspedes e visitantes irão se deparar com enormes e coloridas esculturas feitas à base de poliestireno (isopor). “Minha intenção é que o público passe por um ritual de interação, um ritual de arte e poesia que une os sentidos visuais e gustativos de forma lúdica e divertida”, explica a escultora e pintora francesa Dorothée Selz, 65, que criou as obras.
Segundo a artista, este material facilita o manuseio e o transporte, além de permitir a criação de diferentes formatos e a aplicação de cores diversas. “Espero que o público viva momentos de alegria e intensidade. A ideia é justamente que a arte efêmera possa perdurar em suas memórias para sempre”, discorre a artista.
Além das obras feitas de isopor, “criaturas” com esculturas comestíveis presas ao corpo irão circular pelos salões do Sofitel.
Roland Villard, chefe do Sofitel Rio de Janeiro, estará encarregado do que será degustado na noite. Pastas de atum, azeitona e salmão defumado, brochetes de presunto cru com melão, terrine de peixe com cúrcuma e espinafre e polenta de camarão – além de doces como madeleines, financiers e brigadeiros – figuram no menu.
Uma mesa repleta de pães cromáticos, feitos a partir da diluição de açúcar colorido, também completa a “mostra”. “Fazer a coloração de elementos simples, do nosso cotidiano, possibilita dar a eles um novo sentido. Quero que as pessoas tenham a oportunidade de comer um pão vermelho, azul ou verde. Por que não? Busco fazer do comum algo extraordinário”, completa Dorothée.
O Conversations gourmandes acontece às 20h nos salões Rio de Janeiro 1, 2 e 3 do Sofitel. Esta é a terceira vez que o empreendimento se une à Aliança Francesa para promover eventos dedicados à gastronomia e à arte. Em 2009, a apresentação 24 horas da vida de uma mulher, idealizada pelas francesas Emmanuelle Becquemin e Stéphanie Sagot, esteve na programação; e em 2010, os convidados acompanharam a performance Chocs d’amour – pour un flirt avec toi, do artista Laurent Moriceau.


Serviço:
www.sofitel.com
www.aliancafrancesa.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *