Biblioteca Sebrae dispõe de rico acervo sobre Turismo

[Por Diariodonordeste, 07/02/2013]
Com várias publicações disponibilizadas gratuitamente, o Sebrae está com sua Biblioteca aberta para quem deseja ampliar os conhecimentos em Turismo. São livros que mostram as diversas áreas do setor em que é possível atuar e o potencial dos negócios que podem ser explorados por empreendedores.
O turismo no Brasil tem apresentado um grande crescimento nos últimos anos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor já representa 3,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do País. Os motivos para o resultado vão desde a estabilidade econômica até o surgimento de uma nova classe média, que incorporou mais de 30 milhões de brasileiros ao mercado consumidor.
Além disso, o desenvolvimento de políticas públicas e privadas para o setor foram fundamentais para este crescimento. O número de turistas internacionais também aumentou nos últimos anos, o que contribuiu decisivamente para um peso maior do setor na economia.
E como conhecimento é a base de todo negócio, os interessados em empreender na área encontram, na Biblioteca Sebrae, livros sobre os mais variados temas: “Turismo Religioso”, “Turismo na Economia”, “Turismo de Entretenimento e Lazer” “Turismo de Negócio” e “Gestão de Polos Turísticos”, por exemplo.
No livro “Turismo de Negócios”, é possível saber mais sobre as vantagens desta atividade, como organizar um produto voltado para este tipo de turismo, as agências especializadas, quais os pré-requisitos para a formação da equipe, as etapas para organização do segmento e como viabilizar o negócio.
Já nas publicações sobre “Turismo de Lazer e Entretenimento”, os leitores ficam sabendo como funciona um empreendimento desta natureza, os equipamentos e serviços necessários, a estrutura demandada, o desenvolvimento como atrativo turístico, o mercado e suas características e como divulgar e vender este tipo de empreendimento.
Se a demanda é por conhecer mais sobre o Turismo na Economia, a Biblioteca Sebrae conta com publicações que abordam as transformações históricas da atividade e seus fundamentos básicos, os maiores problemas econômicos, o planejamento necessário e também a importância da gestão pública.
Com este leque de livros especializados, o Sebrae está mostrando como é possível aliar as belezas naturais e os negócios gerados pelo segmento. Neste espaço destinado à pesquisa, é possível encontrar, de maneira bastante prática, informações empresarial para tornar os negócios turísticos mais competitivos e inovadores.
Biblioteca online
Além das publicações em meio físico, os interessados podem buscar também a Biblioteca Sebrae online, com dezenas de artigos e estudos sobre o tema.
São informações que tratam desde os tipos de empresas possíveis como pousadas, hotéis, bares, restaurantes e agências de viagem, a análises completas do setor que envolvem desde o turismo no Brasil como um todo, às perspectivas para a Copa de 2014, passando por Legislação, Inovação e Tecnologia para a área, Gestão, Ideias de novos negócios e o uso da Internet como ferramenta.
A Biblioteca online ainda aborda, com riqueza de informações, os vários segmentos turísticos e seus potenciais, como Turismo rural, Ecoturismo, Turismo cultural, Turismo de sol e praia e outras áreas.