Fohb articula melhorias para o setor com o MTur

[Por Hotelier News, 03/12/2012]
Na última semana, Roberto Rotter e Ana Maria Biselli, respectivamente presidente e diretora-executiva do Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), reuniram-se com Gastão Vieira, ministro do Turismo, em Brasília. Na pauta, algumas barganhas para dar mais competitividade ao setor hoteleiro do Brasil.
Entre os pontos principais debatidos estavam a questão da desoneração da Folha de Pagamento (Lei 12.715 e do Decreto N° 7.828) e a qualificação e capacitação profissional.
“Apresentamos ao ministro pontos referentes à inclusão da hotelaria no Plano Brasil Maior que ainda precisam ser esclarecidos e aprimorados. Em especial a revisão da alíquota para o setor hoteleiro, visto que existem empreendimentos sendo onerados com esta modificação”, diz Rotter. “Como desdobramento desta reunião, o Ministério do Turismo articulará uma reunião com o Ministério da Fazenda para debater estes pontos”, acrescenta.
Sobre a questão da capacitação e qualificação profissional, além do Pronatec In Company, programa em que o Fohb tem tentado alinhar entre o MTur, as redes associadas e o Senac SP para viabilizar algumas turmas nos próximos meses, foi reforçada a demanda sobre incentivos fiscais para empresas que invistam na capacitação de seus colaboradores.
“Acreditamos que incentivos como este, já praticado em muitos países, são uma ótima alternativa para acelerar o processo de qualificação da mão de obra, visto que o método é simples, eficaz e customizado às necessidades específicas de cada empresa”, diz.
O mandatário do Turismo aproveitou a ocasião e convidou os representantes da entidade a participarem e comporem o Comitê Gestor do Conselho Nacional do Turismo do Ministério, grupo composto por executivos do MTur, do Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e associações de classe do setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *