Recife será palco de evento internacional sobre inovação e empreendedorismo

[Por Sebrae, 04/09/2013]
De 14 a 17 de outubro, o Porto Digital, no Recife, sedia um dos maiores eventos sobre inovação e empreendedorismo do Brasil. Trata-se da 30ª Conferência Mundial da Associação Internacional dos Parques Tecnológicos (IASP), que será realizada de forma conjunta com o XXIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas. Durante o pré-lançamento do evento, nessa terça-feira (3), a organização do evento revelou que espera receber um público de pelo menos 1,2 mil pessoas de diversos países, entre gestores de habitats de inovação, empreendedores e administradores públicos.
Promovido anualmente pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e pelo Sebrae, o seminário deste ano terá como tema Parques científicos modelando novas cidades, com o objetivo de estimular a reflexão sobre o que pode ser feito pelos ambientes de inovação de modo a promover empresas e soluções que melhorem a vida nos centros urbanos. Ao longo dos quatro dias de evento, os participantes poderão aprofundar conhecimentos, analisar propostas e trocar experiências por meio de minicursos, workshops, sessões plenárias e sessões técnicas paralelas, entre outras atividades.
“Está na hora de olhar para as cidades de forma mais integrada. O tema deste ano é mais includente para os pequenos negócios e vai mostrar que essa interação entre as empresas e as cidades é viável, desde que esses projetos sejam pensados com um viés mais orgânico e menos invasivo para as localidades”, afirmou a gerente adjunta de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae, Gláucia Zoldan.
Para o presidente do Porto Digital, a inovação já começa na escolha do local do evento. “As conferências da IASP geralmente são realizada em hotéis e centro de convenções. Somente ao final é que acontecem as visitas técnicas aos parques tecnológicos das cidades que sediam os eventos. Resolvemos radicalizar e faremos o encontro dentro do parque tecnológico, com todas as limitações e charme deste que o local oferece”, afirmou Francisco Saboya.
Já a presidente da Anprotec, Francilene Garcia, ressaltou a realização conjunta dos dois eventos. “Este ano, nós temos uma única conferência, que é oportuna e estratégica. Com o Sebrae, teremos um importante fórum de inovação com uma miscelânea de palestrantes nacionais e estrangeiros”, adiantou.
O presidente da Divisão Regional da América Latina da IASP, Esteban Cassin, destacou a importância do nosso país para a inovação tecnológica. “O Brasil é uma grande referência. O crescimento, a estabilidade e a consolidação de movimentos empreendedores confluem para mostrar que o país está preparado para receber um evento como esse”, afirmou.
Entre os principais palestrantes confirmados na 30ª Conferência Mundial da IASP e do XXIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas estão o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, o diretor de pesquisas do Institute For The Future, Anthony Townsend, uma das principais autoridades mundiais em temas como impacto das novas tecnologias nos centros urbanos e de soluções geradas a partir de inovação. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e Valerie D’Costa, representante do infoDey, programa do Banco Mundial para fomentar o empreendedorismo inovador, são outras personalidades participantes.
Informações sobre os eventos podem ser obtidas nos sites www.seminarionacional.com.br e http://iasp2013recife.com/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *