Vias públicas poderão ser fechadas durante Copa-2014

[Por Folha de SP, 07/11/2012]
As ruas de São Paulo poderão ser fechadas e interditadas durante a disputa da Copa do Mundo-2014. Pelo menos é que prevê o contrato firmado a Prefeitura e a Fifa.
A informação é da coluna Painel FC, assinada por Bernardo Itri, desta quarta-feira. Leia a íntegra do texto aqui.
O “contrato de cidade-sede” assinado entre a Prefeitura de São Paulo e a Fifa prevê o bloqueio de ruas e avenidas quando a entidade máxima do futebol ou o COL (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo) solicitar.
Versa o acordo que a sede deverá “a qualquer momento durante o período da competição fechar o acesso público a qualquer via dentro da cidade-sede”.
A Copa do Mundo será realizada entre 12 de junho e 13 de julho de 2014. Ao todo, são 12 sedes: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
O bloqueio de vias também deverá acontecer nas outras 11 cidades da Copa, já que o contrato entre sede e Fifa é padrão.
Segundo a Lei Geral da Copa, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, as sedes também poderão proclamar feriados nos dias de jogos para evitar tumulto e trânsito desproporcional. A União poderá declarar feriado nacional nos dias de jogos do Brasil.
Na primeira fase, o Brasil irá jogar nos dias 12 de junho (quinta-feira), 17 de junho (terça-feira) e 23 de junho (segunda-feira).
Outra mudança que já está certa envolve os Sistemas de Ensino, que deverão ajustar os calendários escolares de forma que as férias decorrentes do encerramento das atividades letivas do primeiro semestre do ano, nos estabelecimentos de ensino das redes.