Porto Alegre registra alta no número de turistas estrangeiros

[Por Mercado e Eventos, 12/11/2012]
Porto Alegre ficou no topo da lista das capitais brasileiras que mais viram crescer a entrada de turistas estrangeiros, de janeiro a outubro deste ano. O dado está em levantamento realizado pela Embratur com base na entrada de visitantes internacionais pelos aeroportos, no período. Na capital gaúcha o crescimento proporcionalmente foi de 31,77%, à frente do Rio de Janeiro (Galeão), com 19,34%, de Brasília, com aumento de 11,47% e até de São Paulo (Guarulhos), com 2,01%.
Para o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, a dimensão dos números levantados pela Embratur supera em muito a expectativa que havia de crescimento no fluxo de estrangeiros na cidade. O turismo de eventos e negócios é o que mais atrai visitantes do exterior, sendo o motivo de viagem de 38,9% dos visitantes que a cidade recebeu de outros países, no período.
Moraes destaca a importância da qualificação de equipamentos considerados básicos para um destino turístico, e cita como exemplo o Aeroporto Salgado Filho que já é o terceiro terminal do país em ligações aéreas internacionais, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. “Os voos diretos para a Europa, América Central e países sul-americanos nos deram mais competitividade, e para consolidar Porto Alegre como cidade turística é fundamental a ampliação da pista do aeroporto para que possa receber aviões de maior porte e, com isso, mais fluxo de visitantes do exterior”.