O maior salão náutico da Europa quer vir para o Brasil

[Por MTur, 28/11/2012]
Os responsáveis pelo maior salão náutico da Europa demonstraram interesse em promover uma edição no Brasil. O diretor geral da Associação Grand Pavois, Christophe Vieux, reuniu-se hoje (27) com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, e o secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota, para pedir apoio. Em 2012, o evento reuniu 100 mil visitantes, 850 expositores de 38 países e 250 jornalistas internacionais.
Tradicionalmente realizada em La Rochelle, na França, o Grand Pavois está na 40ª edição. “A ideia é despertar o interesse da população pela cultura náutica. A programação é extensa, vai muito além da exposição de barcos e ajuda a movimentar o turismo”, explicou Christopher Vieux.
A movimentação para atrair o Grand Pavois para o Brasil começou em setembro, quando Fabio Mota esteve no salão e encontrou-se com empresários em busca de investimentos para o país. “Promovemos reuniões técnicas com representantes de grandes estaleiros para mostrar as oportunidades do nosso mercado”, explicou. Como desdobramento da ação, uma comitiva de investidores desembarcou no Brasil para avaliar o patamar de desenvolvimento do país neste tipo de turismo.
“Com a crise europeia, estamos em busca de novas alternativas e o Brasil tem excelentes condições para receber o Grand Pavois”, afirmou Christophe. Entre as cidades cogitadas para receber o evento destacam-se Recife (PE) e Itajaí (SC). O empresário francês vai marcar, nos próximos meses, encontros com representantes dos dois locais para dar andamento ao processo.
Na única edição realizada fora de La Rochelle, a China sediou o evento. Para o ministro Gastão Vieira, o interesse em promover o evento no Brasil mostra o vigor econômico do país. “Temos que aproveitar para mostrar ao mundo o que temos de melhor, nossas oportunidades de investimentos. Dessa forma, vamos aumentar, ainda mais, a geração de emprego e renda”, afirmou Vieira.