Museu da Cidade do Recife (PE) reabre as portas

[Por MTur, 26/11/2012]
Ministro do Turismo, Gastão Vieira, e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, participam da solenidade de entrega da reforma do monumento
Instalado no Forte de São Tiago das Cinco Pontas, o Museu da Cidade do Recife reabre as portas para o público. O ministro do Turismo, Gastão Vieira, e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, reinauguraram hoje (26) o monumento que no passado já funcionou como quartel, onde Graciliano Ramos foi mantido como preso político.
Para o ministro, a reabertura do monumento teve um sabor especial. Funcionário de carreira do CNPQ, Vieira trabalhou no prédio no fim da década de 1970 e início da década de 1980, quando o forte abrigava um escritório da entidade. “Pernambuco tem um enorme potencial turístico a ser desenvolvido e pode contar com o Ministério do Turismo para apoiar iniciativas que contribuam para este processo”, afirmou.
Pela manhã, ele vistoriou obras que estão sendo realizadas com recursos do MTur. Acompanhado pelo secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, Gastão Vieira sobrevoou a rodovia PE-09, a via de acesso à Maracaípe, o sistema de esgotamento sanitário de Nossa Senhora do Ó, em Ipojuca, a ampliação do sistema integrado Tamandaré e Rio Formoso, as vias de acesso às praias de Tamandaré e o sistema de saneamento integrado da praia de Gaibu. Só em Recife, o Ministério do Turismo tem 18 contratos de repasse válidos, no valor total de R$ 88 milhões.
Eduardo Campos ressaltou a importância histórica do prédio que atualmente abriga o museu. “É um monumento que agrega ao turismo o valor da nossa cultura. Ajuda o visitante e o pernambucano a se inspirar na bela história de luta e resistência do povo de Recife para sonhar com um futuro ainda melhor”, comentou. Aberto de segunda a sábado, das 9h às 17h, o local abriga a exposição Recife de 1940, com fotos e documentos da época.