Por dentro do SBClass: conheça as estrelas de um Hotel Histórico
[Por MTur, 09/10/2012]
O Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) foi lançado pelo Ministério do Turismo no fim do último mês. Uma das categorias que podem solicitar o uso de estrelas é a de hotel histórico – um empreendimento com edificação preservada em sua forma original, restaurada ou que tenha sido palco de fatos histórico-culturais de importância. O reconhecimento deve ser formal por parte do estado brasileiro, ou informal, com base no conhecimento popular ou em estudos acadêmicos.
O hotel histórico pode receber de três a cinco estrelas. Comuns a todos, televisão e mini refrigerador em 100% dos quartos e medidas permanentes para a geração de trabalho e renda para a comunidade local. Para receber quatro estrelas, o estabelecimento deve adicionar serviços como o de lavanderia, canais de TV por assinatura, secador de cabelo e café da manhã nas habitações, restaurante e facilidades para bebês.
Para solicitar a quinta estrela, o hotel histórico deve oferecer ao cliente alguns diferenciais como: serviço de guest relation/concierge; serviço de guarda dos valores dos hóspedes e opção à la carte no restaurante; manobrista 24h e área de estacionamento exclusivo.
De acordo com a Pesquisa de Serviços de Hospedagem (PSH), divulgada pelo IBGE em abril deste ano, existem 7.479 mil meios de hospedagem nas capitais das 27 unidades federativas, regiões metropolitanas e regiões integradas de desenvolvimento – RIDE. Juntos, eles têm capacidade para hospedar 741.303 pessoas.