Pesquisa “O Mercado de Congressos no Brasil” é destaque em evento da Academia Brasileira de Eventos e Turismo

[Por Portal Eventos, 24/10/2012]
A importância de se ter dados mais concretos sobre o andamento do mercado de congressos brasileiros foi ressaltada em evento organizado pela Academia Brasileira de Eventos e Turismo – ACADEMIA. Na ocasião o diretor da Eventos Expo Editora, Sergio Junqueira, apresentou os números sobre o mercado, revelados em pesquisa organizada por sua editora.
É a segunda vez que a Expo Editora realiza a pesquisa, que mostrou que o mercado de congressos brasileiro cresceu em relação a 2010 e permanece otimista para o fechamento de 2012. Profissionais que atuam direta ou indiretamente no mercado de eventos e turismo no Brasil enfatizam a importância de se ter conhecimento a respeito desse crescimento. “A pesquisa é muito oportuna. O mercado precisava desse panorama do mercado e de suas perspectivas, porque já estava há cerca de 12 anos sem dados concretos sobre a movimentação desse setor. Ela é fundamental em dois aspectos, primeiro porque é indutora, e segundo ela mostrou que há um crescimento dos congressos, importante para quem atua nesse mercado”, diz Armando C. Mello, Diretor das Relações Institucionais da Academia e presidente da Ubrafe – União Brasileira dos Promotores de Feiras.
Os resultados do levantamento informam que a maior parte das entidades pesquisadas (44,6%) reservou mais verbas para a realização de eventos no último ano, em comparação a 2010. O orçamento médio anual ainda não ultrapassa os R$ 100 mil na maioria dos casos (35,7%), mas já chega a R$ 500 mil para quase 20% dos respondentes. “A pesquisa é muito interessante e abrangente. Apresentou dados surpreendentes. Muito boa e também polêmica quando mostra dados que fogem ao censo comum, ou seja, números que não estão sendo utilizados diariamente por veículos e empresas do setor. A Eventos Expo Editora é digna de elogio pela realização desse trabalho e por sua contribuição com o mercado, trazendo sempre novidades para o setor de eventos e turismo”, comenta o Acadêmico Raimundo Peres, consultor na área de eventos e ex-presidente do Latin Caribe Bureau.
Para o Acadêmico Paulo Gaudenzi, diretor do Hotel da Bahia e ex-secretário de turismo e cultura da Bahia, a apresentação da Pesquisa foi uma ótima oportunidade de se defrontar com a realidade de 2012 dos congressos no Brasil, e ver a evolução deles, dos serviços e da forma como hoje se processam em comparação com 10 anos atrás. “Assim ficamos ciente do quanto vem crescendo essa atividade econômico-científica. Um trabalho de muito fôlego que deve ser continuado para que os dados sejam ajustados em série histórica e assim cada vez mais cumprir o seu papel de informações fundamentais para o planejamento das atividades de eventos nesse país, tão carente de base científica nos seus trabalhos”, diz Gaudenzi.
O vice-presidente da Academia e diretor do Expo Center Norte, Sergio Pasqualim acrescenta que a realização da pesquisa é fundamental pra qualquer setor. “A Revista Eventos é pioneira na divulgação destas informações que, na nossa opinião, deveriam ser anual. Não tínhamos até então uma pesquisa tão completa”, diz.
O levantamento sobre o mercado de Congressos no Brasil teve o patrocínio do Royal Palm Plaza Resort Campinas e o apoio do Instituto Prêmio Caio, da ABAV, da ABEOC Brasil e da ABIH. Foi feito com mais de 80 entidades que congregam empresas e profissionais dos segmentos médicos, não médicos, comercial, filantrópico, militar, social, entre outros, de todo país.
Eventos Expo Editora – Há mais de 20 anos no mercado, a Eventos Expo Editora é pioneira na produção editorial de guias e publicações direcionados a planejadores de eventos e publicações customizadas. Inserida em um mercado que representa 3,1 % do PIB e movimenta mais de R$ 50 bilhões por ano, a editora conseguiu posicionar-se como uma das principais produtoras e difusoras de conteúdo do Setor.
Entre seus produtos, destacam-se a publicação de duas revistas bimestrais, um portal, duas newsletters e a maior premiação das indústrias de eventos e turismo brasileiras, o Prêmio Caio, que está em sua 13ª edição.