8ª SAMPRO reúne cerca de 700 universitários em São Paulo

[Por Portal Eventos, 09/10/2012]
Cerca de 700 universitários dos cursos de Comunicação, Marketing e correlatos da FAAP, UMESP, ESPM e FMU se reuniram, nos últimos dias 24, 25, 26 e 27 de setembro para acompanhar as novidades e tendências do setor promocional no Brasil. A 8ª edição da Semana Acadêmica do Marketing Promocional, organizada pela AMPRO – Associação de Marketing Promocional, levou especialistas do segmento em um ciclo de palestras que ocorreu, simultaneamente, em mais de 15 universidades em várias cidades brasileiras.
Na capital paulista, as palestras foram ministradas por Flávia Goldenberg, fundadora da Sob Medida Gestão em Sustentabilidade; Mara Martine, diretora de Planejamento e Mídia da Átomo Comunicação; Maurício Gallian, sócio-diretor da Out Promo; Cristiano Miano, presidente do Conselho Consultivo da AMPRO e presidente da DigiPronto; Marina Pechlivanis , Sócia-diretora da associada Umbigo do Mundo; João Riva, fundador da Omelete; Ana Del Mar, sócia-fundadora da Omelete; e Marcel Sacco, diretor da Banco de Eventos. Entre os temas abordados, estiveram as oportunidades que o mercado promocional oferece e assuntos específicos, como as tendências do setor, o comportamento da nova Classe C, o funcionamento das ações promocionais no ponto de venda, as promoções nas Mídias Sociais, o Marketing Esportivo em função da Copa e das Olimpíadas, “Gifting” e a importância da sustentabilidade.
“Foi uma experiência muito bacana ter o contato direto com jovens que estão entrando no mercado, e muitas vezes tem dúvidas com relação a carreira que querem seguir.”, avaliou Maurício Gallian. O diretor da OutPromo palestrou sobre “Como devem funcionar as ações promocionais dentro do ponto de venda para garantir visibilidade e efetividade” para os alunos da UMESP. “Os cases que levei para minha palestra serviram para mostrar as diversas áreas que um profissional, dentro do Marketing Promocional, pode seguir: planejamento, criação, atendimento etc, mas, principalmente, mostrar a eles o que o mercado espera de um profissional.”, disse.
Marina Pechlivanis, que palestrou na FAAP, é também Mestre em Comunicação e Consumo pela ESPM, e complementa: “Acompanhando algumas edições da SAMPRO nas universidades, percebo uma maturidade discursiva para a apresentação e compreensão do conceito do Marketing Promocional. Foquei minha apresentação em Gifting no Marketing Promocional, que é uma tendência que estuda as marcas à luz dos rituais de troca, considerando que ‘uma marca é tudo aquilo que ela oferece’, em todas as suas plataformas de comunicação — propaganda, endomarketing, varejo, redes sociais, relações públicas. Desta forma, potencializa-se o branding em dádivas proprietárias de marca, e todos os processos de comunicação podem ser considerados rituais de valor.”
Para Mara Martine, que falou na ESPM sobre o consumo da nova Classe C, a iniciativa da SAMPRO é fundamental para que o mercado tenha profissionais de qualidade. “A experiência de ministrar uma palestra em universidades sempre é uma troca. Ouvir os anseios destes jovens, que estão ávidos por informação e novidades, faz com que o conteúdo para as próximas palestras fique cada vez mais rico. Para mim, um dos pontos que merecem destaque nessa experiência é a satisfação notória que os participantes ficaram após receberem o conteúdo. Muitas questões surgiram no decorrer da palestra, não apenas sobre técnicas, mas sobre carreira, por onde começar, que caminhos trilhar.”, comenta.
Já para Flavia Goldenberg, que também falou às turmas da Metodista, “ouvir a opinião dos alunos e ver as avaliações é o que auxilia a compreender melhor suas expectativas e necessidades”. Sobre sua palestra a respeito da “Sustentabilidade (na prática) no Marketing Promocional”, ela conta: “Uma aluna fez uma pergunta interessante: como podemos falar de sustentabilidade se o que pretendemos, com a promoção, é vender mais produtos? Era exatamente por esta pergunta que eu esperava ansiosamente, pois me daria a chance de desmistificar a sustentabilidade e encará-la por outro ponto de vista. Mesmo que as pessoas consumam de forma mais consciente elas continuarão a consumir. A questão é de quem e quais os produtos elas vão querer comprar.”, finaliza.
AMPRO – A Associação de Marketing Promocional é a maior entidade que representa o segmento em todo o país. Possui 19 anos de mercado e é responsável por reunir, representar, divulgar e desenvolver todos os segmentos de marketing promocional brasileiros (agências, clientes, veículos, fornecedores, professores e profissionais liberais).
Presidida por Kito Mansano (gestão 2012/2013), com sede em São Paulo, a AMPRO possui mais de 300 empresas associadas, com representação em várias regiões por meio de seu Capítulo e Diretorias Regionais (Nordeste, Estado de São Paulo, Paraná/Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Centro-Oeste). Atua ainda com Comitês especializados para apoiar as empresas em assuntos relativos ao seu funcionamento e à discussão de problemas específicos das diversas disciplinas e/ ou ferramentas.
Outros detalhes: www.ampro.com.br

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