Regiões turísticas do Alagoas avaliam estratégias para Plano Estadual
[Por Brasilturis, 14/08/2012]
Cumprindo mais um marco do Alagoas Tem Pressa, a Secretaria de Estdo do Turismo segue com as atividades para construção do Plano Estadual de Turismo, documento pleiteado para ser lei. A Oficina de validação do Plano Estratégico acontece no centro de convenções, entre hoje, dia 14 e amanhã, dia 15, e já apresentou resultados positivos.
Abrindo o evento, a secretária adjunta, Raquel Tenório, reforçou que a construção do documento será feita a várias mãos “e vamos dar continuidade para elaboração do Plano”. As potencialidades e gargalos apontados nas oficinas regionais serão expostos durante os dias de atividades e as regiões turísticas avaliam as estratégias sugeridas pelo Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH) – Instituto contratado para consultoria –, para depois validar as ações.
Dentro delas ficaram as potencialidades, como: oferta turística, diversificação de atrativos, produtos para públicos específicos, fatores de potencial aproveitamento, apoio institucional, por exemplo. Já como elementos considerados pontos de estrangulamento, estão: baixa qualificação, acesso limitado, falta de integração, falta de comprometimento dos atores, inexistência de um plano de marketing, ausência de institucionalidades e instrumentos relevantes para o desenvolvimento do turismo. “É importante ressaltar que essas características não são homogêneas, pertencem a regiões específicas”, ressaltou Raquel.
Até a construção do Plano Estadual do Turismo, que está previsto para ser entregue em outubro desse ano, serão realizadas mais quatro etapas. O documento terá validade de dez anos, sendo de 2013 a 2023, ou seja, uma ação de política pública que direcionará as ações com a linha de futuro, independente do Governo em atuação.
Estavam presentes os municípios de Penedo, Japaratinga, Quebrangulo, Marechal Deodoro, Água Branca, Murici, Coruripe, Barra de São Miguel, Piaçabuçu, além de instituições e associações, como ABIH, Abrasel, IFAL, Desenvolve, Sesc, Ceden, Senac, Sindloc, Singtur-AL, Maceió Convention, Sebrae, UFAL e representantes de pousadas e empreendimentos.
Algumas atividades já foram realizadas como: entendimentos e documentação, oficinas, grupos de trabalho, análise situacional, agora chegou a vez da validação e das oficinas para discussão. Durante o processo, ainda serão realizadas, as seleções de indicadores e as construções do marco zero, sistematizações do Plano Estratégicas de Desenvolvimento do Turismo e avaliações dos resultados.