Evento discute a transformação do Rio de Janeiro a partir dos grandes eventos esportivos

[Por Mandarim, 22/08/2012]
Finalizada a Olimpíada de Londres, os olhares do mundo se voltam para o Rio de Janeiro, cidade olímpica até 2016. Já no próximo ano, o Rio vai receber a Copa das Confederações, grande teste para o Mundial de 2014. Como a Cidade Maravilhosa está se preparando para esses megaeventos? Este será o tema do Road Show, Rio de Janeiro e os preparativos para os megaeventos, que acontece no próximo dia 23 de agosto, a partir das 13h30, no hotel Caesar Park, em Ipanema, na zona sul da cidade.
Organizado pelo Sinaenco (Sindicato da Arquitetura e da Engenharia) e Portal 2014, o evento discutirá o estágio atual dos projetos e obras relacionados à Copa das Confederações de 2013, Copa 2014, Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Participarão do evento os principais responsáveis pelo desenvolvimento dos projetos e obras necessários à realização destes megaeventos esportivos. Dentre eles: a Autoridade Pública Olímpica, Márcio Fortes, o presidente da Emop, Ícaro Moreno, a secretária de Esportes do RJ, Márcia Lins, o vice-governador do RJ, Luiz Fernando Pezão, Adam Williams, projetista do Parque Olímpico do Rio de Janeiro.
De acordo com o engenheiro João Alberto VIol, presidente do Sinaenco, o orçamento para a Olimpíada, de cerca de R$ 23 bilhões, engloba muito mais do que instalações esportivas. “O Rio está aproveitando a alta maré de investimentos que a Olimpíada está gerando para solucionar problemas estruturais que pareciam não ter fim, como por exemplo a despoluição da Baía de Guanabara”, destaca Viol.
Durante o encontro serão debatidos os projetos de Mobilidade Urbana, as obras nos estádios do Maracanã e Engenhão, obras do Porto Maravilha, além de uma apresentação inédita do projeto do Parque Olímpico, considerado o coração dos Jogos, onde praticamente metade das modalidades olímpicas será disputada. O complexo Rio 2016 terá projeto da britânica Aecom, a mesma que assinou o Parque Olímpico da presente edição do evento, em Londres.
As incrições para o evento são gratuitas, porem limitadas e poderão ser realizadas através do Portal 2014 (www.portal2014.org.br).
Para inscrições e programação completa do evento acesse: http://www.portal2014.org.br/eventos/roadshow2012/roadshow-riodejaneiro/index.htm

Sinaenco
O Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco) abrange as empresas que prestam serviços de planejamento, estudos, planos, pesquisas, projetos, controles, gerenciamento, supervisão técnica, inspeção, diligenciamento e fiscalização de empreendimentos relativos à arquitetura e à engenharia. Representa atualmente cerca de 20 mil empresas em todo o país.
Portal 2014
O Portal 2014 (www.portal2014.ogr.br) é um veículo de informações concebido pela Editora Mandarim e pelo Sinaenco para estimular e divulgar todas as ações que levem ao sucesso da Copa do Mundo de Futebol de 2014 no Brasil. Lançado em 2009, é atualmente a principal referência quando se fala em acompanhamento das obras de infraestrutura para o Mundial do Brasil, recebendo cerca de meio milhão de visitas por mês.