AMPRO anuncia finalistas do AMPRO Globes Awards 2012
[Por Ampro, 10/07/2012]
A AMPRO acaba de divulgar a lista dos finalistas da Etapa Nacional do AMPRO Globes Awards, a maior premiação do Marketing Promocional brasileiro. Ao todo, mais de 300 cases de Marketing Promocional de todo o Brasil foram inscritos nesta 12ª edição do prêmio, dos quais 91 foram classificados para a Etapa Nacional da premiação. Quinze agências serão prestigiadas com troféus de ouro, prata e bronze na cerimônia de premiação, que serão entregues no próximo dia 31 de julho, na Casa das Caldeiras, em São Paulo.
Participaram do Júri 14 profissionais multidisciplinares, representantes de clientes, veículos, agências e Academia. “A participação deste grupo foi muito especial, obtivemos resultados coesos na etapa online e ricos debates na etapa presencial, que permearam a análise de quase uma centena de cases.”, afirmou Flavia Goldenberg, presidente do Júri da 12ª edição do AMPRO Globes Awards.
Para Sandra Zanetti, Diretora de Assuntos Técnicos e Institucionais da ABA – Associação Brasileira dos Anunciantes, os trabalhos apresentaram boa qualidade de criação, execução e resultados. “Fiquei muito feliz em ver os cases que foram inscritos e, em algumas categorias, ficou difícil premiar apenas um ouro, como diz o regulamento. Conseguimos ver o engajamento das agências em trabalhos cada vez mais primorosos e inovadores, o que mostra a maturidade deste mercado no Brasil.”, disse.
Na opinião de PC Dias, da Mazah Live Marketing, que também fez parte do júri de 2012, o AMPRO Globes se estabeleceu como a principal, e mais genuína, premiação do setor promocional, característica que beneficia o julgamento. “Por ser genuína, é a premiação que mais compreende os meandros da atividade promocional, o que favorece um julgamento realmente embasado, considerando todas as premissas necessárias para isso.”, analisou. E também comentou sobre os trabalhos analisados. “A rigor, o Júri avalia três quesitos em cada case: conceito criativo, execução e resultados. É necessário salientar que muitos cases que não foram premiados tiveram consenso ao serem considerados ‘bons trabalhos’ ou ‘trabalhos que atenderam plenamente seus clientes’. Porém, belíssimas execuções não foram suficientes para convencer o Júri, que buscava encontrar o raciocínio estratégico e a solução criativa mais pertinente e efetiva, dentro de cada categoria.”, apontou Dias.
Já Mario Nascimento, da Hands, avaliou como “tímidos” os resultados gerais e atribui o fato à qualidade dos briefings recebidos dos clientes. “Se considerarmos como medida de um festival as novas ideias apresentadas, podemos dizer que os resultados foram tímidos, levando o Júri a premiar o melhor dos iguais. Como o baixo nível de criatividade é geral, isso denota mais uma questão estrutural da demanda pelos clientes do que falta de potencial das agências. Onde se viu mais criatividade, no sentido de explorar ideias novas, foi na categoria que reunia os cases de baixo investimento. No geral a execução deixava a desejar, mas a ideia central destacava-se.”, avaliou.
De acordo com Flavia Goldenberg, a exigência foi grande e os critérios de escolha rigorosamente seguidos, o que refletiu a preocupação em premiar somente cases realmente merecedores dos respectivos troféus. “Muitos de nossos jurados haviam acabado de desembarcar de Cannes, trazendo na bagagem uma visão internacional da estrutura de premiação. Acreditamos que isto nos ajudará a conquistar prêmios na Etapa Internacional do Globes, uma vez que os finalistas conquistam o direito de participar de mais esta etapa.”, enfatiza.
Para a Presidente do Júri, nos últimos anos o AMPRO Globes Awards vem evoluindo em diversos aspectos, as agências tem aperfeiçoado seu know how na participação do prêmio. “A cada ano temos defesas e conceituações mais claras e objetivas, dados e métricas mais elaboradas na tradução dos resultados alcançados.”, finalizou.
Confira os finalistas nas 16 categorias da etapa nacional do AMPRO Globes Awards 2012 (por ordem alfabética):
I – MELHOR CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA
b!ferraz – Tic Tac Loucos por Canela
NewStyle – Tá Lisinho – Mais que um lançamento, um movimento
Gruponove – Caçada Listerine
II – MELHOR CAMPANHA DE PATROCÍNIO ou TIE-IN
Rio 360 – Bloco Azul TIM
Tudo Eventos e Promoções – Cozinha Experimental Nestlé
Tudo Eventos e Promoções – Experiência RFID 180 graus
IV – MELHOR IDEIA OU CONCEITO INOVADOR
AMPLA Promo – Penteadeira Natura Una nos aeroportos
NewStyle – Casa da Família Brasileira
Marcativa Comunicação Estratégica – Pedágio Pepsi
IX – MELHOR CAMPANHA DE MARKETING DE EVENTOS
Guia MKt Promocional – Lançamento Novo Palio
ROCK Comunicação – NISSAN Inova Show
Router Group – Lançamento XPERIA PLAY
V – MELHOR USO DE MÍDIA INTERATIVA
Router Group – Lançamento UNCHARTED 3
Tudo Eventos e Promoções – Experiência RFID 180 graus
VI – MELHOR CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO DE MARCA
b!ferraz – El Desafio. Club de Lucha.
NewStyle – P&G Experience. Um evento com experiências de marca memoráveis
NewStyle – Tá Lisinho – mais que um hit de carnaval, um marco na Gillette
VII – MELHOR CAMPANHA BUSINESS TO BUSSINESS
NewStyle – Fizemos a felicidade do cliente e dos clientes do nosso cliente com a P&G Experience
Hands Eventos – HOTPOPCORN. Os assuntos mais quentes do mercado
VIII – MELHOR CAMPANHA DE TRADE MARKETING, CANAL OU VAREJO ESPECÍFICO
Gruponove – Promoção Cantigas Johnson´s Baby
Tudo Eventos e Promoções – Cozinha Experimental Nestlé
X – MELHOR CAMPANHA GERANDO FIDELIDADE À MARCA
MIX Comunicação Integrada – Promoção Máquina da Felicidade
MIX Marketing e Eventos – Copa COCA-COLA
XI – MELHOR USO DA INTERNET, VIRAL OU REDES SOCIAIS EM UMA CAMPANHA DE MARKETING PROMOCIONAL
NewStyle – Efeito Sabor e Leveza
ROCK Comunicação – Tem SKINY pra mim?
Tudo Eventos e Promoções – Experiência RFID 180 graus
XII – MELHOR CAMPANHA DE INCENTIVO PARA EQUIPE DE VENDAS
ROCK Comunicação – Desafio Petrobrás
XIII – MELHOR CAMPANHA DE PERCEPÇÃO DE MARCA E EXPERIMENTAÇÃO
AMPLA Promo – Penteadeira Natura Una nos aeroportos
Tudo eventos e Promoções – Cozinha Experimental Nestlé
XIV – MELHOR CAMPANHA GERANDO INCREMENTO DE VOLUME
b!ferraz – Tic Tac Loucos por Canela
XV – MELHOR CAMPANHA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
CMP Canal de Marketing Promocional – Natal Encantado do Paraná
XVI – MELHOR CAMPANHA DE BAIXO INVESTIMENTO
NewStyle – Leve e Surpreendente
Hands Eventos – HOTPOPCORN. Os assuntos mais quentes do mercado
MOMENTUM Promoções – Parabéns