Francal 2012 deve movimentar 30% do valor de produção da indústria brasileira de calçados
[Por Revista Eventos, 20/06/2012]
Feira começa dia 26, no Anhembi. Expectativa é que os negócios gerados no evento por cerca de 1.000 fabricantes representam de 3 a 4 meses de produção e até 8 meses de vendas no varejo.
A indústria brasileira de calçados é formada por 8,2 mil indústrias, responsáveis pela geração 337,5 mil empregos diretos. Em 2011, foram produzidos 819,1 milhões de pares de calçados, sendo 113 milhões exportados para mais de 100 países. Em valores monetários, o setor produziu R$ 21,8 bilhões e as vendas externas geraram divisas da ordem de US$ 1,3 bilhão.
Os números apontados pelo Relatório Setorial da Indústria de Calçados 2011, produzido pela Abicalçados e Instituto de Estudos e Marketing Industrial, posicionam o setor produtor de calçados como um dos mais relevantes da indústria de transformação no Brasil.
A FRANCAL – Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios, que terá sua 44ª edição realizada entre os dias 26 e 29 de junho, é a mais tradicional feira a representar a indústria brasileira de calçados e a mais importante para a realização de negócios do setor, uma vez que apresenta para o mercado as coleções da temporada primavera-verão.
Num país de clima tropical como o Brasil, os calçados e bolsas desta estação geram vendas para o varejo por um período de até oito meses. Para os fabricantes, os negócios realizados na FRANCAL, e a partir dos contatos feitos na feira, representam de 3 a 4 meses de produção – o equivalente a 25% a 30% do valor de produção anual destes fabricantes, que estão entre os maiores da indústria.
A feira ocupa 82 mil m² de área e reúne cerca de 1.000 expositores – desde fabricantes de grandes volumes até birôs de moda, de produção limitada e orientada a butiques e lojas especializadas. Além destes, um grande número de empresas de micro e pequeno porte participam do evento por meio de estandes coletivos patrocinados por prefeituras, governos estaduais, entidades de classe e Sebrae.
Nesta edição, a própria promotora patrocina um estande coletivo para viabilizar a participação de empresas que ainda não podem investir num estande próprio. Numa área de 400 m² e localização privilegiada, o projeto Novo Empreendedor vai abrigar 10 estandes de 9 m² e 10 de 12 m², todos com montagem padronizada, identificação, mobília e serviços de limpeza e segurança incluídos.
A expectativa dos organizadores é receber a visita de 60 mil profissionais do setor, a maioria deles lojistas de calçados, acessórios em couro, artigos esportivos, bijuterias e confecção, vindos de todas as regiões do Brasil, e também representantes comerciais, estudantes e profissionais de moda (estilistas, consultores, produtores), exportadores, representantes de entidades de classe e de órgãos governamentais, entre outros.
Pelo grande número de compradores internacionais que recebe anualmente, a FRANCAL é considerada uma das principais ferramentas de promoção comercial do calçado brasileiro no exterior e de estímulos às exportações do setor.
SERVIÇO:
FRANCAL 2012 – 44ª Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios
Data: 26 a 29 de junho
Horário: 10h às 20h (dia 29, das 10h às 17h)
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi – São Paulo
Promoção: Francal Feiras