São Paulo lidera ranking internacional de “cidades do momento”

[Por Mercado e Eventos, 07/03/2012]
A cidade de São Paulo aparece em primeiro lugar na classificação do Hub Culture Zeitgeist, uma rede colaborativa mundial composta por formadores de opinião e profissionais de diversas áreas e de diversos países que promovem a conexão de ideias no ambiente digital e as trazem para discussões e aplicação em projetos internacionais.
O ranking, criado em 2007 para mostrar como um lugar transmite o espírito dos tempos atuais, este ano utilizou o tema “’o momento em cidades-chave do mundo” (‘the moment in the world’s key cities). No ano passado, o assunto foi “ação e oportunidade” e, em 2010, a temática foi “acesso a recursos e meio ambiente”. Na primeira edição, em 2007, a capital paulista ainda não aparecia na lista composta por 20 cidades consideradas criativas. No ano seguinte, já entrou na 13ª posição, subiu para 7ª colocada em 2009 e, desde 2010, passou a ocupar a primeira posição. A escolha acontece após o compartilhamento de conhecimento em meios digitais.
De acordo com a metodologia do ranking, os locais escolhidos são os que mais fazem a diferença não apenas pelos indicadores econômicos, mas também o espírito de empreendedorismo e oportunidade, a diversidade cultural e outras características criativas. Segundo a descrição divulgada, “São Paulo está cada vez mais popular e mais desejável para assuntos corporativos, negócios locais e aqueles que procuram uma experiência na cidade brasileira que explode tendências e novidades”.
Para o presidente da SPTuris, Marcelo Rehder, a notícia confirma o papel de destaque de São Paulo como cidade criativa e que permite o desenvolvimento em diversas áreas culturais e inovadoras, da moda ao grafite, passando pela arquitetura, design, computação gráfica, artesanato e outros setores. “Temos a vocação para a cultura e eventos que funcionam como berço para novos talentos criativos e começam a produzir trabalhos e atividades que se destacam não apenas no Brasil, como no mundo todo”, enfatiza Rehder.
Confira abaixo a lista completa da Hub Culture’s Zeitgeist Ranking 2012:
1. São Paulo, Brasil
2. Hong Kong, China
3. Pequim, China
4. Berlin, Alemanha
5. Londres, Reino Unido
6. Nova York, Estados Unidos
7. Sydney, Austrália
8. Cingapura, Malásia
9. Istambul, Turquia
10. Rio de Janeiro, Brasil
11. Cidade do Cabo, África do Sul
12.Tóquio, Japão
13. Seattle, Estados Unidos
14. México, México
15. Xangai, China
16. São Francisco, Estados Unidos
17. Dubai, Emirados Árabes
18. Los Angeles, Estados Unidos
19. Moscou, Rússia
20. Abu Dhabi, Emirados Árabes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *