Belo Horizonte intensifica capacitação em Turismo

[Por Evento em Foco, 18/01/2012]
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur – Empresa Municipal de Turismo -, está com inscrições abertas para o curso “Informações Turísticas de Belo Horizonte”. O programa de capacitação, realizado desde 2005, tem caráter permanente e foi criado para atingir profissionais que lidam no dia-a-dia com os turistas, especialmente taxistas. Os cursos de 12 horas-aula são gratuitos e a meta para 2012 é formar, no mínimo, uma turma por mês, com até 50 alunos.
O programa também pode receber outras categorias interessadas, dependendo da demanda, como concierges de estabelecimentos comerciais, funcionários de empresas de turismo, entre outros. Este ano, uma turma especial é formada pelos próprios integrantes do Comitê Executivo Municipal das Copas de Belo Horizonte, que voltam para a sala de aula para conhecer melhor a história e os atrativos turísticos da capital mineira.
“Os taxistas são elementos estratégicos, pois muitas vezes são os primeiros a terem contato com o turista. Mas cada colaborador que faz parte do elo da cadeia receptiva é importante”, comenta Neuma Horta, historiadora e mestre em turismo, responsável pelo curso. “Com a proximidade de dois grandes eventos internacionais, a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014, essa preparação é fundamental”, complementa.
A gerente Flávia Rohlfs ressalta que os membros do Comitê atuam, neste momento, como verdadeiros “embaixadores” da cidade. “Recebemos a todo momento representantes de seleções e jornalistas estrangeiros. Precisamos dominar todos os argumentos para que se encantem com Belo Horizonte e a escolham como destino preferencial durante os torneios”, explica.
O curso gratuito visa preparar os profissionais para um atendimento diferenciado e de qualidade aos turistas e também aos moradores da cidade. Neuma destaca que a iniciativa também pretende contribuir para que os participantes ajam como multiplicadores das potencialidades turísticas de Belo Horizonte. “Apresentamos a história da criação da cidade e suas peculiaridades arquitetônicas e culturais, especialmente de alguns destinos mais conhecidos, como o Circuito Niemeyer, o Mercado Central, a Praça da Liberdade, além dos parques, museus e outras atrações”.
No ano passado, funcionários e estagiários da Belotur, assim como concierges dos Shoppings BH e Boulevard Plaza, atendentes do BH Resolve, auxiliares de fiscalização da regional centro-sul da PBH e quatro turmas de taxistas participaram da capacitação. Durante a entrega dos certificados de conclusão do curso, em dezembro de 2011, Romildo Flaviano, taxista há 25 anos, frisou a importância da iniciativa. “Até hoje me surpreendo com Belo Horizonte. Este encontro nos mostrou novas possibilidades que a cidade oferece. Tudo tem uma história, uma curiosidade. Saio daqui certo de estar mais preparado para fornecer informações aos visitantes que diariamente chegam à nossa cidade”, comemorou.
Curso Informações Turísticas de Belo Horizonte
Carga horária: 12 horas aula, ministradas de 19h às 21h, no Auditório da Rodoviária de Belo Horizonte.
Inscrições:
– Posto de Informações Turísticas da Belotur – Rua Pernambuco, 282- Funcionários
Aberto de 2ª a 6ª das 8h às 18h.
Tel: 3277- 9754
– Posto de Informações Turísticas – Rodoviária – Praça Rio Branco- Centro
Diariamente das 8h às 18h
3277- 6907

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *