Rio Grande do Sul é estratégico para turismo

[Por Brasil Network, 15/12/2011]
Se a América do Sul e a Copa do Mundo FIFA 2014 são duas apostas para o turismo brasileiro, o Rio Grande do Sul tem papel estratégico, por ser uma das 12 cidades-sede e por sua localização geográfica, no Cone Sul do subcontinente.
A avaliação foi feita pelo presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino, durante abertura da 1ª Conferência Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul, realizada nesta quarta-feira (14/12), em Porto Alegre. Dino saudou a conferência, que teve como tema as políticas públicas para o turismo no estado. “Esse era um processo inimaginável há 43 anos, quando o país foi privado de debates sobre formulação de políticas públicas”, ressaltou.
O presidente da Anseditur (Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores), Luiz Fernando Moraes, comemorou a iniciativa da 1ª Conferência Estadual de Turismo e parabenizou a Embratur. “Recebi muitas ligações saudando a iniciativa da Embratur, anunciada esta semana, que irá repassar receitas aos municípios”. O Instituto publicou portaria, no dia 13 dezembro, que institui a Verba Descentralizada Municipal, que em 2012 vai disponibilizar um orçamento de R$ 5 milhões. A distribuição dos recursos será realizada a partir de um Chamamento Público, no qual um edital estabelecerá os requisitos e critérios para a seleção dos projetos beneficiados.
Acompanhado da secretária do Turismo do Rio Grande do Sul, Abigail Pereira, compareceu também ao evento o governador do estado, Tarso Genro, que agradeceu a presença de Dino. Tarso destacou a importância do estado no desenvolvimento turístico do país. “O mercado do turismo só pode funcionar com a intervenção do Governo para fazer aflorar os aspectos culturais de uma região, assim haverá uma relação de mercado que vai atrair investidores. Temos de criar oportunidades para um turismo regional específico, com total aproveitamento das potencialidades”, afirmou.
Também estiveram na Conferência o presidente do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), Domingos Leonelli, que pediu aprovação da Conta Satélite do Turismo, que segundo ele, permitirá destrinchar o impacto do turismo na economia e mostrar o peso que ele tem no país. O deputado federal Danrlei de Deus, que estava representando a Comissão de Turismo da Câmara, pediu mais investimentos na área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *