Projeto promove inovação no turismo
[Por Sebrae, 15/12/2011]
Oferecer cardápios e cartas de vinho aos clientes no IPAD, divulgar o menu com preços atualizados no site, aceitar reservas por meio das redes sociais e enviar um SMS agradecendo o cliente logo após a sua saída são algumas sugestões para o ramo de alimentação apresentadas nos seminários Tendências e Inovação para Alimentação Fora do Lar. O primeiro grupo a participar da programação foi a Liga Gourmet, formado por 17 empresas de Santos, no litoral de São Paulo.
“A inovação não deve ser apenas uma preocupação das empresas de tecnologia, mas estar presente em todos os setores da economia”, acredita Karina Dantas, consultora do Sebrae para alimentação fora do lar. Os seminários fazem parte do projeto Circuito Turístico da Costa da Mata Atlântica, do Sebrae em São Paulo.
A estratégia do projeto, segundo o gerente do Sebrae em São Paulo na Baixada Santista, Paulo Sérgio Brito Franzosi, é capacitar o empresariado da área turística para melhorar a competitividade das empresas. “A possibilidade de Santos ser escolhida como subsede durante a Copa do Mundo de 2014 – o município pode receber uma das seleções durante o torneio – e a perspectiva do crescimento dos negócios promovidos pelos projetos de petróleo e gás exigem uma nova postura no turismo”, diz o gerente.
O projeto pretende capacitar os empresários do ramo de serviços da área de turismo – além dos restaurantes, fazem parte meios de hospedagem, agências de viagens, entre outros. “E tudo com o olhar do cliente, pois faz com que o empresário se coloque no lugar deles”, destaca a consultora Karina.
Em Santos, o trabalho começou em novembro com a Liga Gourmet. Karyna Dantas entregou um autodiagnóstico com 100 quesitos que verificam desde a chegada do cliente até o atendimento pós-venda. “Analisamos os processos da rotina do empreendimento e identificamos os pontos positivos e os que devem ser melhorados”, explicou Karyna. Até o final de dezembro, os empresários receberão o resultado da análise dos questionários. No próximo ano, serão realizados cinco seminários sobre as necessidades dos clientes e a aplicabilidade de processos para atender as demandas.
O português José Manuel Moreira de Paiva está feliz por ter ingressado na Liga Gourmet. “A união nos fez crescer e nos distanciar da concorrência. Com as consultorias do Sebrae, houve uma grande mudança em relação ao trabalho desenvolvido com fornecedores, clientes e funcionários”, afirma. Dono dos restaurantes Quinta da XV e Cais da Ribeira, Paiva criou ações na internet para divulgar os estabelecimentos. “Colocamos algumas promoções do dia na página dos restaurantes no Facebook e nossos clientes já chegam com o pedido escolhido”, conta.
Consultoria individual
No início de 2012, os empreendedores integrados ao projeto participarão de cursos, seminários e workshops promovidos pelo Sebrae. Ao final da capacitação, Karina retornará aos estabelecimentos para verificar o que foi melhorado e prestar consultoria individual. Quando o projeto for encerrado, os empresários farão uma visita técnica a pólos de gastronomia de São Paulo e outros estados, com o intuito de trazer novas experiências para a região. Além disso, os participantes do Circuito da Mata Atlântica vão fazer parte de um catálogo do Sebrae.