Brasil foi destaque na FIT 2011
[Por Brasilturis, 03/11/2011]
O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) encerrou sua participação na Feira Internacional de Turismo da América Latina – FIT 2011 com expectativas superadas. O estande, que teve 778m², apresentou os principais destinos turísticos do Brasil com diversas atividades que atraiu a presença de profissionais de turismo e público final, motivados a conhecer melhor os atrativos encontrados no país.
“Tivemos a participação expressiva dos 42 co-expositores, entre eles destinos, companhias aéreas, hotéis e operadoras. Outra novidade foi a participação de empresas que fazem parte do Comitê Visite Brasil na Argentina”, comentou o presidente da Embratur, Flávio Dino. Para ele, esta foi mais ação de promoção de uma série realizada continuamente na Argentina, que inclui campanhas de publicidade, relações públicas e relacionamento constante com os profissionais do mercado.
Durante todos os dias da feira, que ocorreu entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, a Embratur realizou ações para atrair a presença do público. Na ocasião, foi lançada mais uma ferramenta de divulgação das 12 cidades-sede da Copa do Mundo Fifa 2014 que utiliza uma tecnologia inovadora de captação de imagens com um diferencial: a visualização panorâmica e interativa dos atrativos turísticos locais. “Quem visitou o estande do Brasil pôde assistir vídeos em 360 graus, e com movimentos do próprio corpo, foi possível mudar a direção das imagens, permitindo vivenciar a experiência de conhecer destinos turísticos brasileiros de maneira completa e quase real”, explicou Dino.
O espaço da Embratur também foi palco de apresentações culturais, que com performances culturais diferenciadas como capoeira, maculelê, samba de roda, e frevo, atraíram a atenção constante do público. Quem passou pelo estande, também pôde degustar os melhores cafés brasileiros. Fruto de uma parceria com a Brazil Special Coffe Association (BSCA) com a Embratur, a ação está sendo realizada pela segunda vez. A feira Top Resa de Paris também contou com degustação de cafés brasileiros.
A Embratur e a Embaixada do Brasil em Buenos Aires aproveitaram a ocasião para realizar um evento comemorativo pelos dez anos do Comitê Visite Brasil na Argentina. Para Flávio Dino, o Comitê é peça importante para que resultados de promoção do país no mercado argentino tenham resultados expressivos. “Hoje a Argentina é o principal emissor de turistas para o nosso país. Em 2010 recebemos 1.399.592 turistas argentinos e só temos a reconhecer quão efetiva é a parceria com o Comitê”, ressaltou.
Para finalizar, Flávio Dino ressaltou o esforço da Embratur em continuar a investir na parceria com os estados e iniciativa privada para atrair cada vez mais turistas estrangeiros para o Brasil. “No que se refere às feiras, modificações serão implantadas gradualmente e os participantes dos cooperados serão ouvidos para dar suas sugestões nas feiras internacionais em 2012. Além das ações constantes de publicidade e relações públicas, intensificaremos o acompanhamento no mercado com os novos EBTs (Escritórios Brasileiros de Turismo no Exterior), que deverão começar a atuar no mês de março”.
Segundo o Estudo de Demanda Turística, realizada pelo Ministério do Turismo em 2010, os argentinos permaneceram, em média, 10 dias por aqui, e gastaram US$ 54 por dia. Desses, 98,4% pretendem retornar para conhecer outros destinos brasileiros.
Atualmente existem 262 voos semanais entre Argentina e Brasil, que disponibilizam 40.791 assentos por semana. As frequências partem de Buenos Aires, Cordoba, Rosário e Puerto Iguazu para cidades brasileiras como Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Recife (PE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Brasília (DF).