Importância do turismo para Rio Grande e região é debatido em seminário

[Por Jornal Agora, 06/10/2011]
Empresário da rede hoteleira e gastronômica, estudantes, profissionais da área do turismo e associações de classe participam, desde a última terça-feira, 4, do 6º Seminário Municipal de Turismo da Cidade do Rio Grande e Região. O evento, que acontece até esta sexta, 7, debate a importância do turismo para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Município e da região.
Durante a abertura, estiveram presentes autoridades civis e militares. O titular da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (SMTEL), Abdo Nader, afirmou que é fundamental que o desenvolvimento que o Município está vivendo seja acompanhado por uma maior valorização do turismo local e da região. “Por isso, estamos aqui, pois precisamos nos preparar para este ‘boom’ que Rio Grande vive. É preciso investir no turismo e na capacitação dos profissionais da rede hoteleira, gastronômica, das agências e de todos os demais segmentos ligados à área”, comentou Nader.
Após a abertura, a secretária de Turismo do Estado, Abgail Pereira, realizou a palestra “Políticas para o Desenvolvimento do Turismo na Região Sul”. Na oportunidade, Abgail ressaltou que o turismo é visto pelo governo do Estado como uma importante atividade econômica e de inclusão social. Ela disse ainda que o governo estadual pretende dar uma atenção especial ao turismo na região sul, principalmente nas cidades polo Rio Grande e Pelotas.
Um dos destaques da noite foi a palestra “Sociedade do Sonho: Economia da Experiência”, realizada pela diretora executiva do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Região Uva e Vinho, Márcia Ferronato. Na ocasião, ela abordou a importância de o estabelecimento, seja hoteleiro, gastronômico ou outro, encantar e tornar a experiência do cliente no Município única. Márcia ressaltou a importância do diferencial e da criatividade, usando elementos da própria cidade para, por exemplo, presentear pessoas que vêm de fora.
Após, o presidente executivo da Federação de Conventions e Visitors Bureau do RS, Ricardo Ritter, abordou “A importância do Conventions Bureau para Alavancar o Turismo de Negócios e Eventos”. O Convetions Bureau trata-se de uma associação que tem como objetivo principal captar eventos para o Município bem como qualificar a mão de obra do setor turístico. Após a palestra, foi realizado o lançamento do “Conventions Visitors Bureau Rio Grande”, com a palestrante e presidente da CVB Rio Grande, Juliana Fuscaldi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *